PUBLICIDADE

Política

Presidente do Senado propõe 20% do PIB para saúde e educação

25 jun 2013 - 18h31
Compartilhar

O presidente do Senado, Renan Calheiros, membro da coalizão de Governo, anunciou nesta terça-feira que a câmara discutirá alguns projetos de lei que propõem destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à saúde e a mesma porcentagem à educação.

Ambas as propostas foram incluídas em uma "agenda positiva" que foi divulgada nesta terça-feira pelo presidente do Senado, como resposta às reivindicações das manifestantes que nas últimas duas semanas sacudiram o país.

"Todos os projetos serão votados", garantiu Calheiros, que além disso propôs que o Senado não entre em recesso no próximo dia 18 de julho, como está previsto, para continuar trabalhando e "responder" aos cidadãos.

"A sociedade reivindica melhorias para o dia a dia" e "nenhum poder pode ser surdo para essas reivindicações", disse Calheiros, que apontou que o "Senado é a casa do povo e quer o mesmo que as pessoas querem".

O presidente do Senado disse que, além disso, nessa nova agenda serão incluídos projetos de lei que agravarão as penas para os crimes de sangue e para a corrupção, que está no centro das reivindicações das manifestações.

Renan Calheiros também propõe uma votação de um projeto que destina todos os royalties gerados pelo petróleo em águas profundas do Atlântico à educação, tal como pede o Governo da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com Calheiros, a aprovação desse projeto permitiria, além disso, financiar o transporte gratuito para todos os estudantes.

O presidente do Senado disse também, tal como exigem as manifestações, que está disposto a aceitar qualquer projeto "para reduzir o número de ministérios" e agilizar a pesada maquinaria pública.

No Brasil há atualmente 24 ministérios, assim como dez secretarias e cinco organiamos que têm esse mesmo status.

Calheiros também manifestou apoio ao plebiscito que Dilma propôs para concretizar uma reforma política que o Parlamento posterga há décadas e aceitou inclusive que seja feito pela via de uma Assembleia Constituinte, como colocou a governante.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que como Calheiros é do PMDB, se opôs à proposta.

"A câmara vai fazer esse debate, mas não quer que seja pela via de uma Constituinte, porque isso retardaria mais uma discussão que o Congresso tem que fazer e deve fazer", disse Alves, que se comprometeu a retomar o tema no segundo semestre deste ano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade