PUBLICIDADE

Política

Presidente do PTC é hostilizado no velório de Clodovil

18 mar 2009 - 15h19
(atualizado às 15h46)
Compartilhar

Vagner Magalhães

Direto de São Paulo

O presidente estadual do PTC-SP, Ciro Moura, foi hostilizado durante o velório do deputado federal Clodovil Hernandes, nesta manhã em São Paulo. Moura foi acusado por amigos do deputado de ser um dos responsáveis pelo processo de cassação por infidelidade partidária. Clodovil, que foi eleito pelo PTC, mas trocou a legenda pelo PR, foi absolvido da acusação de infidelidade.

O corpo do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) chega para o velório na Assembléia Legislativa de São Paulo na manhã desta quarta-feira
O corpo do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) chega para o velório na Assembléia Legislativa de São Paulo na manhã desta quarta-feira
Foto: Vagner Magalhães / Terra

Em 2006, quando o ex-apresentador foi eleito, Ciro Moura foi candidato ao governo do Estado pela legenda. Moura foi chamado de oportunista e praticamente retirado do velório por amigos do deputado.

"Essa confusão tem que ser esclarecida. Quem me abraça e me beija e pede recomendações à família, não concordaria com isso", disse Moura, que completou: "quem o elegeu fui eu". Na ocasião da eleição, Ciro Moura foi um dos que convidou Clodovil a fazer parte da legenda.

"Eu não devo nada a ninguém, eu volto ao velório a hora que quiser. Não fui expulso coisa nenhuma", afirmou. "O deputado (Clodovil) ainda me convidou outro dia para jantar. Pena que não deu tempo".

A advogada Maria Hebe Pereira de Queiroz, que cuida do testamento de Clodovil, comentou o assunto. "Ele veio aqui para aparecer na mídia, não para qualquer outra coisa", afirmou.

AVC

Clodovil deu entrada no Hospital Santa Lúcia às 8h17 de segunda-feira, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Naquela tarde, o deputado teve uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos por volta das 14h15, mas foi reanimado pela equipe médica.

Na terça-feira, Clodovil passou por exames para medir o fluxo de sangue no cérebro do paciente e, às 16h, a equipe do hospital anunciou que o deputado apresentava quadro de morte cerebral. No momento em que a equipe se preparava para iniciar o processo de retirada de seus órgãos para transplante, ele teve uma nova parada cardíaca.

O parlamentar já havia apresentado problemas de saúde em setembro do ano passado, quando foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista, após sofrer uma embolia pulmonar.

Em agosto de 2008, o deputado passou por uma cirurgia para tratar um problema urológico, que surgiu como seqüela da retirada de um câncer de próstata, descoberto em Clodovil em 2005, quando ainda trabalhava como apresentador de TV.

Trajetória

Nascido em 17 de junho de 1937 em Elisiário, interior de São Paulo, Clodovil foi criado por pais adotivos. Ele foi estilista e apresentador de televisão por mais de 40 anos. Em 2007, iniciou seu mandato na Câmara dos Deputados. Quem assume seu lugar na Câmara é Jairo Paes Lira, do PTC de São Paulo, segundo a Agência Câmara.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade