PUBLICIDADE

Política

Presidente da Nicarágua, Ortega se solidariza com Lula

30 out 2011 - 01h27
(atualizado às 02h56)
Compartilhar

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, se solidarizou neste sábado com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a quem foi detectado um câncer de laringe que começará a ser tratado com quimioterapia na próxima segunda-feira.

Lula completa 66 anos: lembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

"Nosso apreço, nosso respeito, nossa solidariedade ao ex-presidente do Brasil, Lula", disse Ortega, após participar de um ato oficial na Casa dos Povos, em Manágua. O presidente nicaraguense estendeu essa solidariedade à família de Lula, ao PT e ao povo brasileiro.

"Temos certeza, como indicam as partes médicas acerca do problema de câncer que lhe afeta a garganta, que este alcançará ser superado", confiou o líder sandinista, desejando sorte ao ex-presidente brasileiro.

Lula, que chegou ao hospital com uma forte dor de garganta que tinha se agravado desde a segunda-feira passada, foi submetido durante o dia a diversos exames que comprovaram a existência de um tumor de uns três centímetros em sua laringe, segundo explicaram os médicos.

A confirmação do câncer foi comunicada pelo centro médico, mediante um boletim autorizado pelo próprio Lula, que, segundo disseram alguns de seus amigos à imprensa, quer que o assunto seja tratado "com a maior transparência".

Segundo o comunicado do Hospital Sírio Libanês, o ex-presidente, que retornou para casa no começo da noite, será submetido a um tratamento de quimioterapia que incluirá várias sessões durante alguns três meses e começará na próxima segunda-feira.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade