PUBLICIDADE

Política

Presidente da CPI da Petrobras quer exumação de Janene

Deputado diz ter informações de que a viúva do ex-deputado citado na Lava Jato não tem certeza de que ele está morto

20 mai 2015 - 14h48
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da CPI da Petrobras na Câmara, Hugo Motta (PMDB-PB), anunciou nesta quarta-feira que vai pedir, por meio de um requerimento, a exumação do corpo do ex-deputado José Janene (PP-PR). O parlamentar disse ter recebido informações de que a viúva do ex-deputado, Stael Janene, desconfia de que ele esteja vivo.

Siga Terra Notícias no Twitter

Janene, cuja morte foi anunciada em 2010 após problemas cardíacos, é citado no escândalo da Lava Jato por envolvimento com o doleiro Alberto Youssef e foi denunciado no processo do mensalão. Hugo Motta, que é médico, afirma que o caixão de Janene chegou lacrado ao Paraná após a confirmação da morte no Incor, em São Paulo.

Janene, cuja morte foi anunciada em 2010, é citado no escândalo da Lava Jato e foi denunciado no processo do mensalão
Janene, cuja morte foi anunciada em 2010, é citado no escândalo da Lava Jato e foi denunciado no processo do mensalão
Foto:

“Se é verdade ou não, eu não sei. Mas eu acho que tem de ser esclarecido. Se a viúva não tem certeza que ele morreu, como a CPI vai ter?”, questionou o peemedebista. “Ninguém viu ele morto. É uma coisa muito estranha. Chegando essa informação até mim e eu não agindo, estarei sendo negligente”, acrescentou o deputado.

A ideia inicial de Hugo Motta era pedir a exumação por meio de um ato da presidência da CPI, sem ter que submeter à votação dos colegas. As noticias do procedimento dividiram os deputados da CPI e o peemedebista resolveu apresentar um requerimento e submeter à apreciação da CPI. 

"Eu, pessoalmente, irei formular o pedido de exumação, porque eu entendo como necessário. Se vai ser feito ou não, quem vai decidir é a CPI", disse. 

Motta quer compor uma comissão de deputados para ir até o Paraná, colher amostras de DNA de familiares e confirmar a morte. Alguns deputados defendem a convocação de Stael Janene para que ela confirme as declarações citadas como base para o pedido de exumação. 

Ex-líder do PP na Câmara dos Deputados, Janene foi um dos pivôs do escândalo do mensalão por receber R$ 4,1 milhões do valerioduto. Ele foi absolvido na Câmara do processo por quebra de decoro parlamentar. O ex-deputado do PP também é citado por ter supostamente recebido dinheiro do esquema de corrupção da Petrobras, por meio de Alberto Youssef.

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (20/05):
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade