PUBLICIDADE

Política

Presidente da AL-RS pedirá cópia de ação contra Yeda

5 ago 2009 - 18h57
(atualizado às 19h09)
Compartilhar

Fabiana Leal

Direto de Porto Alegre

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, afirmou que requisitará à juíza Simone Barbisan Fortes, da 3ª Vara da Justiça Federal de Santa Maria, na manhã desta nesta quinta-feira, cópia da denúncia contra a governadora Yeda Crusius (PSDB), apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF). O parlamentar afirmou ainda que espera que a juíza acate a orientação do MPF e abra o sigilo do processo. "Para nós, seria ideal, pois nos permitiria adotar algumas posições", afirmou Pavan.

O MPF ajuizou ação de improbidade administrativa contra Yeda e outras oito pessoas. Os procuradores pediram o afastamento temporário dos agentes públicos de seus cargos enquanto durar o processo. Foi solicitada ainda a indisponibilidade dos bens em caráter liminar.

Além da governadora, foram citados no processo José Otávio Germano, João Luiz Vargas (presidente do Tribunal de Contas do Estado), Luiz Fernando Záchia, Frederico Antunes, Delson Martini (ex-secretário-geral do governo), Walna Menezes (assessora de Yeda), Rubens Bordini (foi tesoureiro da campanha da governadora) e Carlos Augusto Crusius. Sem identificar o papel de cada um no processo, o MPF apenas informou que alguns são operadores, outros beneficiários e outros intermediavam a entrega dos bens no esquema.

Diante dos fatos, o Psol protocolou na Assembleia gaúcha requerimento solicitando a votação imediata do pedido de impeachment, feito em junho de 2008, contra a governadora. Além do pedido do Psol, tramita na Casa um outro, do Fórum dos Servidores Públicos.

A expectativa agora também é pela abertura da CPI para investigar a corrupção no Estado. Faltam duas assinaturas no requerimento para o encaminhar a solicitação da abertura do processo.

"Alguns deputados (da bancada do PDT) esperavam fatos novos e a manifestação do MPF. Portanto, os argumentos desapareceram. Esperamos que assinem", disse Pavan.

O deputado estadual Elvino Bohn Gass acredita que a CPI é fundamental, pois a denúncia do MPF envolve outros agentes públicos, além da governadora. "Se olhar só para o fato da governadora, não precisaria uma CPI, mas o esquema de fraudes envolve outros agentes públicos. Precisamos saber como agiam. Quero criar um processo republicano de fato para identificar quem se beneficiava, quem intermediava e quem ficava com o dinheiro. Só o afastamento (dos agentes públicos) não é completo", disse Bohn Gass.

Governo

O chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, afirmou nesta tarde que a governadora reagiu com serenidade e tranquilidade. Ela está no município de Canela, na serra gaúcha.

Wenzel afirmou que o desejo do governo é que seja derrubado o sigilo do processo, como pediu o MPF, para saber o que pesa para cada um dos réus.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade