PUBLICIDADE

Política

PR: em discurso, vereador se incrimina ao cobrar despesas de prefeita

Eraldo Teodoro de Oliveira afirmou que contratou "mais de 100 mulheres" para a campanha da prefeita de Campo Mourão (PR)

3 mai 2013 - 13h12
(atualizado às 13h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Em discurso na Câmara Municipal de Campo Mourão, a 360 km de Curitiba (PR), o vereador Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB) auto-delatou a contratação de "mais de 100 mulheres" como cabos eleitorais durante a campanha eleitoral no ano passado e terá que se explicar junto ao Ministério Público Eleitoral, que quer confrontar a prestação de contas do vereador com as revelações feitas durante a sessão desta semana no legislativo.

Ao criticar a atual prefeita, Regina Dubay (PR), por não ter assumido compromissos feitos durante o período eleitoral, Eraldo revelou que contratou "mais de 100 mulheres" para atuar na campanha e pagou com recursos próprios as trabalhadoras. O vereador afirmou que as contratações ocorreram a pedido de Regina e, segundo ele, "tal qual o abraço de Judas, acabei por ter que enfiar a mão no bolso para pagar suas despesas de campanha, além da minha, e até agora não fui reparado". A assessoria de imprensa da prefeitura nega as acusações e informou que "a prefeita desconhece as contratações e que está aberta a colaborar com a promotoria para transparência da verdade".

A promotora eleitoral Rosana Araújo de Sá Ribeiro Pereira vai convocar inicialmente o vereador para ser ouvido na próxima semana sobre as supostas contratações. Segundo ela, se ficarem comprovadas a veracidade das contratações e a não inclusão dos gastos na prestação de contas, o MPE vai investigar o número de cabos eleitorais contratadas e o respectivo percentual em relação ao eleitorado, podendo oferecer denúncia à Justiça por abuso de poder econômico e oficiar a Receita Federal para averiguar suposta sonegação de impostos. A condenação, após trânsito em julgado, por abuso do poder econômico gera a inelegibilidade para qualquer cargo eletivo por três anos, contados do término da legislatura, dentro da qual era exercido o mandato, conforme a legislação.

'Aquilo roxo'

As revelações de Eraldo, que é advogado na cidade, foram feitas durante a sessão da Câmara. O discurso do vereador havia sido previamente escrito. Além de revelar as contratações, ele afirmou que a prefeita ofereceu empregos em troca de apoio eleitoral durante a campanha e teria como provar.

Insatisfeito por não receber apoio do grupo liderado pela prefeita na disputa pela presidência do Legislativo neste ano, cargo que ocupava no mandato passado, Eraldo passou da condição de aliado à de opositor do atual governo na Casa, cobrando as supostas promessas feitas pelas prefeita. "Em política, só cumpre compromisso quem realmente tem fio de bigode, honra as calças que veste, no caso, incluir aqui o vestido, a calcinha, e, ainda ter 'aquilo roxo'", disse ele durante sua fala.

Procurado para falar sobre o assunto, o vereador não atendeu as chamadas direcionadas a seu celular. Ele também não foi localizado em seu escritório e no gabinete que ocupa no legislativo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade