PUBLICIDADE

Política

PPS pede à PGR que ministro do Turismo seja investigado

16 ago 2011 - 14h40
Compartilhar

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), protocolou na tarde desta terça-feira, na Procuradoria-Geral da República (PGR), uma representação pedindo investigação sobre eventual crime de prevaricação praticado pelo ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB). Segundo Bueno, há indícios de que o ministro tinha informações sobre o esquema de desvio de recursos da pasta, alvo da Operação Voucher, na Polícia Federal. "Mesmo assim, Novais não tomou nenhuma providência para estancar o desvio de dinheiro público", disse o deputado. As informações são da Agência Câmara.

Funcionários do Ministério do Turismo presos pela Operação Voucher, da Policia Federal, são transferidos para o Amapá
Funcionários do Ministério do Turismo presos pela Operação Voucher, da Policia Federal, são transferidos para o Amapá
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Na semana passada, a PF prendeu 36 suspeitos de envolvimento no desvio de R$ 3 milhões pagos pelo ministério por um convênio com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi), uma organização sem fins lucrativos, com a finalidade de qualificar 1,9 mil profissionais de turismo no Amapá. A maioria já deixou a prisão, mas 18 foram indiciados por vários crimes, entre eles formação de quadrilha.

Ao protocolar a representação, Bueno citou uma reportagem do jornal Correio Braziliense que aponta que Novais soube das irregularidades do ministério 47 dias antes de operação da PF. O líder do PPS também cita reportagem da revista Época segundo a qual o ministro teria atuado para beneficiar uma empreiteira que recebeu, em contrato investigado pelo Ministério Público Federal, recursos do Ministério do Turismo. O ministério teria pressionado a prefeitura de Goiânia para aceitar o esquema, que envolvia a empreiteira de um amigo do secretário-executivo do Turismo, Frederico Costa, um dos presos na ação.

"Acho difícil o ministro manter a alegação de que não sabia de nada", disse Rubens Bueno, um dos autores do pedido de audiência pública com Pedro Novais. A audiência ocorrerá nesta quarta-feira, na Câmara.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade