PUBLICIDADE

Política

Político boliviano refugiado é recebido por senador brasileiro em Brasília

25 ago 2013 - 08h52
(atualizado às 13h03)
Compartilhar
Exibir comentários
O senador boliviano Roger Pinto, em foto de 2008
O senador boliviano Roger Pinto, em foto de 2008
Foto: EFE

O senador opositor boliviano Roger Pinto, 53 anos, que estava refugiado na embaixada brasileira em La Paz desde o dia 28 de maio de 2012, foi recebido neste domingo no Aeroporto Internacional em Brasília pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Ricardo Ferraço (PMDB). O boliviano saiu de La Paz de carro até Mato Grosso do Sul, onde pegou um avião até a capital brasileira. 

Ferraço negou em declarações que Pinto seja um foragido da justiça boliviana, que o acusa de diversos crimes de corrupção pelos quais, inclusive, foi condenado em junho passado a um ano de prisão.

O advogado dele, Fernando Tibúrcio, confirmou que o parlamentar deixou com segurança a representação diplomática brasileira. Na segunda-feira, uma coletiva será dada por Tibúrcio para prestar esclarecimentos.

O senador Pinto pediu asilo na embaixada do Brasil no dia 28 de maio de 2012, alegando perseguição política após apresentar denúncias de corrupção contra o governo do presidente Evo Morales. O parlamentar precisava de um salvo-conduto para deixar o país, o que era negado pelas autoridades bolivianas, que alegavam que o parlamentar responde a processos judiciais na Bolívia.

Com informações da Agência Brasil

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade