PUBLICIDADE

Política

PMDB quer candidato próprio à Presidência em 2018, diz Temer

Vice-presidente diz que aliança com PT é "circunstancial"

15 jul 2015 - 15h20
(atualizado às 15h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Líderes do PMDB e o vice-presidente da República e articulador político do governo, Michel Temer, confirmaram nesta quarta-feira que o partido pretende ter candidato próprio nas eleições presidenciais de 2018. Nas duas últimas eleições, o partido fez aliança com o PT e elegeu o vice-presidente.

Ao lado de Cunha, Temer diz que PMDB quer ser cabeça de chapa nas eleições presidenciais de 2018
Ao lado de Cunha, Temer diz que PMDB quer ser cabeça de chapa nas eleições presidenciais de 2018
Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

“Estamos abertos para todas as alianças, todos os partidos. Apenas o que está sendo estabelecido é que o PMDB quer ser cabeça de chapa em 2018”, disse Temer a jornalistas.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Além de reforçar a ideia de candidatura própria, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a aliança que o partido mantém atualmente com o PT é circunstancial. “O PMDB tem com o PT uma aliança estratégica circunstancial porque ela deveria acontecer em torno de apenas um programa. O PMDB desde logo está deixando absolutamente claro que vai ter um projeto de poder, que vai ter um candidato competitivo à Presidência da República”, disse Renan.

Os líderes partidários do PMDB participaram do lançamento da plataforma digital da Fundação Ulysses Guimarães e aproveitaram o evento para falar sobre a disputa eleitoral. A ideia de fortalecer o partido nas redes sociais é, segundo eles, o primeiro passo para melhorar a interação com a sociedade e preparar o PMDB para as eleições de 2016 e 2018. O ex-presidente José Sarney e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) também participaram do lançamento.

Na avaliação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o partido precisa se posicionar no processo político para recuperar o protagonismo e deve disputar eleições para ter quem defenda suas ideias. “Time que não joga não tem torcida”, disse Cunha. Ele também falou sobre a aliança com o PT. “Estamos neste momento político delicado, em que muitos debates são feitos, que o PMDB faz parte de uma aliança, mas o PMDB sabe que em 2018 ele quer buscar o seu caminho, que não é com essa aliança.”

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (15/07):
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade