PUBLICIDADE

Política

Plínio era "coerente com aquilo que pregava", diz José Serra

9 jul 2014 - 13h18
(atualizado às 18h19)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-governador José Serra foi ao velório e falou sobre Plínio
O ex-governador José Serra foi ao velório e falou sobre Plínio
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

O ex-governador de São Paulo e candidato ao Senado José Serra (PSDB) disse nesta quarta-feira que o ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio era um político "coerente". Militante da esquerda, Plínio estava internado havia mais de um mês para tratar um câncer nos ossos e morreu ontem, aos 83 anos, em decorrência de uma broncopneumonia que provocou a falência múltipla de órgãos e sistemas.

"O Plínio era um político que estudava, que procurava entender as coisas. E era coerente com aquilo que pregava. O que ele pregava e o que ele pensava mantinham uma grande coerência, o que não é comum na política brasileira", disse Serra ao deixar a paróquia São Domingos, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, onde é realizado o velório.

Serra ainda lembrou a "amizade" que desenvolveu com Plínio no período do exílio, durante a ditadura militar, e disse que não guarda mágoas da disputa presidencial de 2010, na qual Plínio, então candidato pelo PSOL, se destacou por sua ironia e humor afiados em debates na TV.

"É um amigo de muitos anos, desde os anos 60, convivemos muito no exílio. Depois, aqui no Brasil, nos empenhamos na criação de um partido novo, ainda antes da plena redemocratização. Não deu certo, os rumos políticos se distanciaram, mas a relação de amizade e respeito nunca", afirmou Serra.

Plínio de Arruda Sampaio é enterrado sob coro de "A Internacional":

O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), também elogiou a trajetória de Plínio e relembrou seu papel de destaque na condução da reforma agrária no País. "É uma grande perda. Um figura humana que teve um papel extraordinário na defesa da reforma agrária, um homem de grande valor", disse Alckmin.

A ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSB), também lamentou a morte de Plínio. “É uma perda afetiva. Eu era amiga do Plínio, e na militância política nós fomos companheiros de muitas décadas", disse.

"Para a política brasileira, é uma grande perda. Uma pessoa íntegra, coerente, fiel aos seus princípios e à sua concepção de mundo, de vida e de política. Então o Brasil perde muito. E nós, seus amigos, perdemos também", falou Erundina. "É uma pessoa que vai fazer muita falta no sentido de entender a realidade brasileira e de propor aquilo que o país tanto necessita em termos de mudança", completou.

Uma missa em homenagem a Plínio, celebrada às 11h30 na paróquia, contou com a presença de cerca de mil pessoas. Também compareceram ao velório o deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP), o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), a candidata à Presidência pelo PSOL Luciana Genro e o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), entre outros.

"O Brasil perde um dos políticos mais íntegros que já passaram pela política e pelo Congresso Nacional. Uma referencia politica de mudança social e luta pelo socialismo", disse Valente.

Ausência de Lula é criticada

O ex-presidente Luiz Inácio da Lula da Silva, que não foi ao velório, enviou uma mensagem à família de Plínio por meio do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Plínio, que foi um dos fundadores do PT, deixou o partido em 2005 após o escândalo do mensalão.

“Plínio dedicou toda a sua vida à luta pela igualdade, enfrentando a ditadura na fundação do Partido dos Trabalhadores e no apoio sempre presente aos movimentos sociais brasileiros”, dizia a mensagem assinada por Lula e pela primeira-dama Marisa Leticia, de acordo com Suplicy.

Bandeira do PSOL cobre o caixão de Plínio
Bandeira do PSOL cobre o caixão de Plínio
Foto: Débora Melo / Terra

A ausência do ex-presidente foi criticada pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), que lembrou que Plínio foi o autor da proposta de reforma agrária do plano de governo de Lula em sua campanha pela Presidência. “É uma insensibilidade que o Lula de antigamente, que eu conheci e que o Plinio conheceu, não tinha. Fiquei muito triste com isso, mas cada um sabe a quem destinar o seu tempo o seu carinho e o seu afeto”, afirmou Alencar.

Enterro

O corpo de Plínio foi sepultado por volta das 16h no cemitério do Araçá. Emocionados, amigos e familiares cantaram versos do hino socialista A Internacional. Com o caixão foram deixadas um bandeira do PSOL e outra do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra).

Plínio de Arruda Sampaio morre aos 83 anos em São Paulo:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade