PUBLICIDADE

Política

Pimentel diz ter recebido por consultoria antes de posse

6 dez 2011 - 22h34
(atualizado às 22h40)
Compartilhar

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou nesta terça-feira uma nota em que o titular da pasta, Fernando Pimentel (PT), rebate reportagens publicadas no jornal O Globo sobre as atividades do ministro em sua consultoria no período entre sua saída da prefeitura de Belo Horizonte (MG), em 2008, e a chegada ao governo federal, em janeiro de 2011. No comunicado, a pasta nega que Pimentel tenha recebido pagamento por serviços à empresa QA Consulting Ltda em fevereiro deste ano, quando já era ministro. "Na verdade, Pimentel recebeu pagamento pela atividade de consultor exclusivamente nos anos de 2009 e 2010" - período em que não exercia cargo público.

Na edição de hoje, o jornal diz que a companhia de informática pagou R$ 400 mil à empresa de Pimentel, a P-21 Consultoria e Projetos Ltda. A QA Consulting pertence ao filho de um sócio minoritário do ministro na P-21. Segundo a publicação, a última parcela do pagamento foi depositada dois dias antes da empresa de informática receber R$ 230 mil da construtora HAP Engenharia para prestar serviços de "infraestrutura para soluções de rede", trabalho que não há registro, conforme o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

"O trabalho de consultoria foi exercido somente após o fim do mandato de prefeito de Belo Horizonte e antes de assumir o ministério. Pimentel deixou a empresa em 10 de dezembro de 2010", diz o comunicado do ministério, informando ainda que o documento que comprova o desligamento de Pimentel foi mostrado ao jornal em entrevista no último domingo.

Ao criticar o "tom de denúncia" usado para tratar da consultoria de Pimentel, o ministério afirma também que a informação sobre um empresário da QA Consulting ser filho de um então sócio na P-21 foi "antecipada" pelo próprio ministro ao conceder entrevista ao jornal. O comunicado acrescenta que a existência da consultoria, seu faturamento e o desligamento de Pimentel foram informados à Comissão de Ética Pública.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade