PUBLICIDADE

Política

Lava Jato: PF prende presidente da Galvão Engenharia

Também foi preso nesta sexta-feira o suposto operador dos pagamentos de propina da empresa Sete Brasil

27 mar 2015 - 08h03
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba
Sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba
Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira, em mais uma etapa da operação Lava Jato, o acionista e presidente do Conselho de Administração do Grupo Galvão, controlador da empreiteira Galvão Engenharia, Dario de Queiroz Galvão Filho. Também foi preso Guilherme Esteves de Jesus, considerado pelo Ministério Público Federal como operador dos pagamentos de propina da empresa Sete Brasil, que tem contratos com a Petrobras.

Dario de Queiroz Galvão Filho foi preso em casa, em São Paulo, e Guilherme Esteves no Rio de Janeiro. Cumprindo mandado do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava jato, os agentes da PF também cumpriram mandados de busca e apreensão nos locais onde ocorreram as prisões.

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta sexta-feira três mandados da Operação Lava Jato em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foram dois mandados de prisão preventiva – um em cada cidade - e um de busca e apreensão na capital paulista.

Dez policiais federais participaram da operação, informou a corporação. As medidas foram autorizadas pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Os presos foram encaminhados para a custódia da Superintendência da PF em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

De acordo com informações do programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, foram presos Dário Queiroz Galvão, da empreiteira Galvão Engenharia, e Guilherme Esteves, apontado como um dos operadores do esquema de corrupção.

A Operação Lava Jato investiga esquema de corrupção na Petrobras, o qual políticos e executivos da petroleira recebiam propina de representantes de empreiteiras para favorecer contratos com a estatal. 

Presos da Lava Jato são transferidos para Complexo Médico Penal:

Fases da investigação

A operação Lava Jato foi deflagrada em março do ano passado e, recentemente, desencadeou a CPI da Petrobras no Congresso Nacional. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, no dia 6 deste mês, a investigação de 47 políticos suspeitos de envolvimento no esquema. Entre eles estão os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), respectivamente.

Veja as fases da Lava Jato: 

1ª fase (17/03/2014) – Operação é deflagrada em sete Estados e PF cumpre 130 mandados judiciais;

2ª fase (20/03/2014) – PF cumpre 6 mandados de busca e 1 de prisão temporária;

3ª fase (11/04/2014) – PF cumpre 16 mandados de busca, 3 de prisão temporária e 6 de condução coercitiva;

4ª fase (11/06/2014) – PF cumpre 1 mandado de busca e 1 mandado de prisão preventiva;

5ª fase (01/07/2014) – PF cumpre 7 mandados de busca, 1 de prisão temporária e 1 de condução coercitiva;

6ª fase (22/08/2014) – PF cumpre 15 mandados de busca e 1 de condução coercitiva;

7ª fase (14/11/2014) – PF cumpre 49 mandados de busca, 6 de prisão preventiva, 21 de prisão temporária e 9 de condução coercitiva;

8ª fase (14/01/2015) – PF cumpre 1 mandado de prisão preventiva;

9ª fase (05/02/2015) – PF cumpre 40 mandados de busca e apreensão, 18 de condução coercitiva, 3 mandados de prisão temporária e 1 de prisão preventiva.

10ª fase (16/03/2015) – PF cumpre 18 mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva, quatro de prisão temporário e 12 mandados de busca e apreensão.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade