PUBLICIDADE

Política

PF autorizou Protógenes a fazer palestra a convite do Psol

19 abr 2009 - 11h34
Compartilhar

Laryssa Borges

Direto de Brasília

O delegado afastado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz, que coordenou a Operação Satiagraha, obteve autorização da corporação para participar de palestras sobre combate à corrupção, ainda que os eventos pudessem ser coordenados por partidos políticos.

Em novembro do ano passado, ele chegou a obter cotas de passagens aéreas do gabinete da deputada federal Luciana Genro (Psol-RS) para participar de um debate na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de um ato contra a corrupção na capital gaúcha com a presença da vereadora e ex-candidata à Presidência da República Heloísa Helena (Psol-AL).

Atualmente Protógenes está afastado de suas funções e responde a processo administrativo disciplinar por ter participado de um comício em 2008 em prol do candidato Tadeu D'Arcadia (PT) na disputa pela prefeitura de Poços de Caldas (MG).

De acordo com a PF, quando chegavam convites para que o delegado participasse de atos, a Polícia Federal avaliava se o evento era de interesse da instituição e autorizava a presença do policial desde que ele pudesse compensar posteriormente as horas não trabalhadas. A PF explica que a forma de locomoção de Protógenes ao evento não é da alçada da polícia e não está relacionada a ela.

"De que forma o convidado foi não tem nada a ver com a gente. De que forma ele foi, se custeado, a Polícia Federal não tem nada a ver com isso", explicou neste domingo a assessoria da PF.

A polícia informou que não poderia apresentar a autorização para a participação de Protógenes no evento em Porto Alegre por ser domingo e disse ter "quase certeza" que o aval da PF para o comparecimento do delegado existia.

A instituição ressalva, no entanto, que desde seu afastamento, no último dia 13, Protógenes não precisa mais de qualquer autorização da corporação para participar de eventos, sejam políticos ou não.

"Desde que ele foi afastado por causa do processo administrativo, ele não tem que pedir autorização da PF para participar (de eventos), exatamente porque ele está afastado de suas funções", explicou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade