PUBLICIDADE

Política

Petrobras quer que Costa fale de Gabrielli, Duque e Cerveró

30 out 2014 - 09h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Petrobrás solicitou à Justiça que o Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, responda qual a participação do ex-presidente José Sergio Gabrielli, ex-diretor de Engenharia e Serviços Renato Duque e do ex-diretor de Internacional Nestor Cerveró no suposto esquema corrupção envolvendo as obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

E empresa quer saber ainda se as obras do Complexo Petroquímico do Rio (Comperj) fizeram parte do esquema investigado pela Operação Lava Jato da Polícia Federa ou se Costa agiu por conta própria ou recebeu ordens para negociar os acordos, elevando os custos da refinaria. No pedido, a estatal solicita que as questões sejam respondidas por escrito e encaminhadas em sigilo. 

“Havia alguém da Petrobrás que, conscientemente, participava das supostas práticas ilícitas apontadas por V.Sª auferindo benefícios?”, questiona a estatal. A empresa pede ainda que Costa demonstre quem teria participado do esquema e em quais contratos teriam ocorrido as irregularidades. 

Em depoimento, Costa já afirmou que por meio da diretoria dirigida por Duque, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, operava a cobrança de 2% em todos os contratos da estatal, por ser ela a responsável por fazer licitações.  Duque negou qualquer irregularidade e entrou na Justiça contra Costa pelas declarações.  

Gabrielli também vem rechaçando qualquer envolvimento em ilícitos e não quis comentar o fato de ter sido citado nos questionamentos da estatal. Paulo Roberto Costa cumpre prisão domiciliar em sua residência no Rio de Janeiro após o Supremo Tribunal Federal homologar seu acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade