PUBLICIDADE

Política

Petição por impeachment de Calheiros ultrapassa meta de assinaturas

Mais de 1,36 milhão de pessoas haviam se unido à iniciativa no final da noite de domingo; proposta deve ser encaminhada ao Congresso

10 fev 2013 - 22h10
(atualizado às 22h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Calheiros fala durante a sessão de votação que o reelegeu à presidência do Senado</p>
Calheiros fala durante a sessão de votação que o reelegeu à presidência do Senado
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A petição online que tem por objetivo o impeachment do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ultrapassou no final da noite deste domingo a meta das 1.360.000 assinaturas. Há dias a petição vem angariando apoiadores críticos do senador, alvo de denúncias da Procuradoria-Geral da República e que foi reeleito à presidência do Senado no dia 1º de feveiro após renunciar em 2007 em meio a denúncias.

De acordo com o texto da petição, é necessária uma quantidade de assinaturas correspondente a um centésimo do eleitorado brasileiro. Este é o número almejado e alcançado na noite de hoje, mas ainda resta saber se as mais 1,36 milhão de assinaturas estão distribuídas por pelo menos cinco Estados e “com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles”.

Caso estas especificidades - de verificação não disponível no site da petição - sejam cumpridas, a proposta será levada ao Congresso para "causar um rebuliço na mídia, desafiar as restrições desta Iniciativa popular e exigir a revogação do presidente do Senado, Renan Calheiros. Vamos usar o poder do povo agora para exigir um Senado limpo", diz o texto da proposta.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade