PUBLICIDADE

Política

Petição por impeachment de Calheiros ultrapassa 1 milhão de assinaturas

Projeto é conseguir 1,3 milhão de apoiadores para levar a proposta ao Congresso; Calheiros foi reeleito presidente do Senado no dia 1º de fevereiro

8 fev 2013 - 18h27
(atualizado às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Calheiros, durante sessão de eleição do novo presidente do Senado no Congresso Nacional, em Brasília</p>
Calheiros, durante sessão de eleição do novo presidente do Senado no Congresso Nacional, em Brasília
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Mais de um milhão de brasileiros já assinaram a petição online do impeachment do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), reeleito no último dia 1º de fevereiro à presidência do Senado. Segundo os dados disponíveis na tarde desta sexta-feira, mais 1,06 milhões de assinaturas já haviam sido obtidas de um total de 1,3 milhão necessário para formalmente levar a proposta ao Congresso.

Calheiros voltou à presidência do Senado substituindo o colega de legenda José Sarney no mesmo instante em que se tornava algo de denúncia da Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal. Segundo a denúncia, feita pelo  procurador-geral Roberto Gurgel, o senador peemedebista é suspeito de usar notas frias para comprovar o pagamento de pensão alimentícia. Calheiros ocupava a presidência do Senado em 2007, quando renunciou após denúncias de corrupção.

A ideia da petição é que, "(...) se 1.360.000 se juntarem a nós, poderemos causar um rebuliço na mídia, desafiar as restrições desta Iniciativa popular e exigir a revogação do presidente do Senado, Renan Calheiros. Vamos usar o poder do povo agora para exigir um Senado limpo." Antes deste movimento, a ONG Rio de Paz capitaneou uma petição "Por um presidente Ficha-Limpa no Senado"; a ideia era obter 500 mil assinaturas; até agora, obtiveram-se cerca de 445 mil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade