PUBLICIDADE

Política

Pesquisa ratifica empate técnico entre Dilma e Marina em segundo turno

16 set 2014 - 21h56
Compartilhar

Um nova pesquisa divulgada nesta terça-feira ratificou a tendência de empate técnico entre a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, e a aspirante Marina Silva, em um eventual segundo turno nas eleições de outubro.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope, as intenções de voto de Dilma desceram três pontos com relação à sondagem anterior, ao passar de 39% a 36%, enquanto a de Marina caiu de 31% para 30%. Por sua vez, o candidato do PSDB, Aécio Neves, obteve 19% de intenções de voto, quatro pontos percentuais a mais do que os conseguidos na pesquisa anterior.

Em um eventual segundo turno, necessário se nenhum dos candidatos obtiver a metade mais um dos votos válidos ou mais que todos seus rivais juntos, Marina conseguiria 43% e Dilma 40%, com uma margem de erro de dois pontos percentuais. Na pesquisa anterior, realizada na semana passada, a candidata do PSB obteve 42% das intenções de voto e a atual presidente 41%.

A pesquisa consultou 3.010 eleitores em 204 municípios do país entre os dias 13 e 15 de setembro e foi encomendada pela "TV Globo" e pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Após conhecer os resultados da pesquisa e antes do debate entre oito dos 11 candidatos à presidência do Brasil, Beto Albuquerque, companheiro de chapa de Marina, comemorou o resultado. Ele afirmou que a nova pesquisa reflete o atual momento e que todos estavam felizes.

Já o presidente do PT, Rui Falcão, minimizou a importância da queda de Dilma na pesquisa. Segundo ele, tratam-se apenas de projeções e o segundo turno é "outra eleição".

EFE   
Compartilhar
Publicidade