PUBLICIDADE

Política

Pedido de CPI para investigar gastos com Copa é protocolado no Congresso

17 jul 2013 - 18h55
Compartilhar

O requerimento pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar suspeitas de irregularidades nos gastos com a Copa do Mundo de 2014 foi protocolado nesta quarta-feira na mesa diretora do Congresso Nacional, disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

De acordo com o parlamentar, o pedido foi protocolado pelo deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), autor do pedido. O requerimento tem as assinaturas de 192 deputados e 28 senadores. Pelas normas do Congresso, para ser aceito um requerimento precisa ter pelo menos 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores.

Os gastos de 33 bilhões de reais com a Copa do Mundo e com a Copa das Confederações disputada no mês passado foram um dos principais motes da onda de manifestações que chegou a levar mais de um milhão de pessoas às ruas de todo o país num só dia em junho.

"Depois das mobilizações populares, o Congresso precisa mudar seu comportamento e instalar esta CPI da Copa, que é exigida pela população. Que a CPI da Copa possa aprofundar investigações, e que não haja uma operação abafa para impedir que se revele todas as irregularidades", disse Dias, segundo sua assessoria.

"Certamente teremos revelações importantes", acrescentou o parlamentar.

Segundo o autor do requerimento, a ideia da CPI é investigar todos os gastos feitos sob a rubrica do Mundial de futebol.

"Tudo o que levou o nome ‘Copa' para ser liberado precisa ser investigado, porque podemos comparar as obras e ver que as mesmas coisas custaram mais em alguns Estados, e isso precisa ser esclarecido", disse Lucas, segundo a Agência Câmara.

Após a entrega do requerimento à mesa diretora, inicia-se o processo de checagem das assinaturas e há um período em que os parlamentares podem retirar seu apoio à CPI. Depois da checagem das assinaturas, o requerimento tem de ser lido em plenário, o que, se acontecer, só deve ocorrer em agosto, pois o Congresso entra em "recesso branco" até o fim do mês.

Se tiver sua instalação confirmada, a CPI da Copa deve ser composta por 15 deputados e 15 senadores e deve ter prazo de financiamento de 180 dias.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade