PUBLICIDADE

Política

PDT atrasa assinatura, fica fora de bloco e prejudica PT

PMDB formou maior bloco com 218 deputados, ganhando preferência na escolha de comissões e divisão de cargos

1 fev 2015 - 14h16
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários
PDT não cumpriu prazo para registrar assinaturas
PDT não cumpriu prazo para registrar assinaturas
Foto: Fernando Diniz / Terra

Sem cumprir o prazo para registrar assinaturas de deputados, o PDT ficou fora do bloco encabeçado pelo PT para a disputa de cargos na mesa diretora da Câmara. Com isso, o grupo partidário fica sem 20 deputados do partido, prejudicando os petistas na divisão de cargos e comissões.

O candidato a presidente da Câmara do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), conseguiu registrar até as 13h30 um bloco com 14 partidos que totalizam 218 deputados. O bloco do PT, que tem como candidato Arlindo Chinaglia, reúne ao todo 160 partidos, enquanto o articulado por Júlio Delgado (PSB-MG) reúne 106 parlamentares de quatro legendas.

O deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) chegou à Secretaria Geral da mesa diretora minutos antes do prazo final de registro de blocos partidários, 13h30, mas com a lista do PDT fatando uma assinatura. Com 20 deputados, o PDT precisava do aval de 11 deputados do partido. Os líderes do partido correram atrás de um deputado que estava almoçando, mas chegaram com a rúbrica às 13h33.

Nada impede que os pedetistas apoiem a candidatura de Arlindo Chinaglia, mas sem a adesão formal o bloco liderado pelo PT fica com o quociente prejudicado para a escolha de membros da mesa diretora e de comissões. No atual cenário, por exemplo, o bloco do PMDB ficou com as três primeiras escolhas para comissões e proporcionalmente com as duas primeiras escolhas para a distribuição de cargos na mesa diretora.

O PT ficou com a quarta escolha para presidir comissões na Casa – na legislatura passada, o partido comandava a mais importante, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Nos corredores da Câmara, deputados do PDT já diziam que a legenda estava dividida, apesar de ter anunciado apoio formal a Arlindo Chinaglia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade