PUBLICIDADE

Política

Patriota nega racismo em concurso para carreira diplomática

Ministro respondeu as declarações de Joaquim Barbosa, que chamou Itamaraty de 'uma das instituições mais discriminatórias do Brasil'

30 jul 2013 - 19h16
(atualizado às 19h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, negou que haja discriminação racial no ingresso de aspirantes à carreira diplomática. Em entrevista ao jornal O Globo, no último domingo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou que foi reprovado na etapa de entrevista (hoje extinta) e atribuiu sua desclassificação a uma avaliação racista.

"Passei nas provas escritas, fui eliminado em uma entrevista, algo que existia para eliminar indesejados”, afirmou na ocasião. Na avaliação de Barbosa, "o Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil".

Na tarde desta terça-feira, Patriota reconheceu que “em outra era” poderiam ter ocorrido situações de discriminação, mas garante que casos similares não se repetem no processo seletivo. “Hoje em dia o que existe é, pelo contrário, um esforço de corrigir esse legado da discriminação no Brasil com ações afirmativas, um programa de bolsas para facilitar o acesso de afrodescendentes ao Itamaraty”, disse o chanceler brasileiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade