PUBLICIDADE

Política

Patriota adia viagem à Finlândia por situação com a Bolívia

25 ago 2013 - 10h28
Compartilhar

O chanceler Antonio Patriota adiou uma visita que faria amanhã à Finlândia por causa da situação envolvendo o senador boliviano Roger Pinto, que deixou seu país sem salvo-conduto e chegou neste domingo a Brasília, disseram à Agência Efe fontes oficiais.

"O ministro está em Brasília para analisar a situação", disse à Efe um porta-voz oficial, que não soube esclarecer se o chanceler viajará para Finlândia durante o dia de hoje ou se cancelou definitivamente essa visita.

A suspensão da viagem ocorre devido à delicada situação gerada pela inesperada chegada do senador Pinto ao Brasil, sem que o governo de Evo Morales tivesse concedido um salvo-conduto e depois de mais de um ano acolhido na embaixada brasileira em La Paz.

Pinto entrou na legação diplomática no dia 28 de maio de 2012 e dez dias depois o governo brasileiro lhe concedeu o status de asilado político.

A Bolívia, no entanto, nunca concedeu o salvo-conduto para Pinto porque sustenta que o senador responde na justiça em vários processos por corrupção, já tendo sido condenado a um ano de prisão por um deles.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado do Brasil, Ricardo Ferraço, recebeu Pinto hoje em Brasília.

Ferraço revelou no aeroporto que o senador boliviano contou com cumplicidade oficial brasileira para deixar seu país.

O senador do PMDB disse que Pinto saiu de La Paz em um carro oficial da embaixada, escoltado por "fuzileiros navais", e que foi levado até a fronteira em uma viagem que durou 22 horas.

Pinto foi "recebido" por agentes da Polícia Federal em Corumbá e se dirigiu até Brasília em um avião privado enviado pelo próprio senador Ferraço.

EFE   
Compartilhar
Publicidade