PUBLICIDADE

Política

Partido do pastor Feliciano lança pré-candidato à Presidência da República

Pastor Everaldo Pereira, vice-presidente nacional do PSC, foi escolhido na Executiva Nacional do partido nesta terça-feira

14 mai 2013 - 19h32
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Social Cristão (PSC) lançou nesta terça-feira a pré-candidatura do pastor Everaldo Pereira à presidência da República, nas eleições de 2014. O anúncio ocorre em um momento em que o partido tenta consolidar sua imagem diante da polêmica em relação à atuação do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) à frente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara.

Aliado do PT, partido de Feliciano terá candidato próprio ao Planalto em 2014

Vice-presidente nacional do partido, Everaldo Pereira foi escolhido na Executiva Nacional do PSC, reunida nesta terça-feira. Segundo o deputado André Moura, líder da bancada na Câmara, pré-candidato deve montar nos próximos meses as estratégias de campanha. "A partir de agora, o pastor vai visitar todos os diretórios regionais e estaduais para levar a mensagem do PSC, que defende os princípios cristãos e a valorização da família e vai identificar as demandas de cada região do nosso País, visando elaborar um conjunto de propostas para elaborar um plano de governo e oferecer uma alternativa viável à sociedade brasileira para o período entre 2015 a 2018", disse o deputado.

A ambição de concorrer ao Palácio do Planalto já havia sido antecipada, em abril, pelo próprio Pereira. Em entrevista ao Terra, o vice-presidente do PSC não garantiu que o partido vá apoiar a base governista nas disputas estaduais. "Teremos várias candidaturas próprias também nos Estados e ainda temos tempo para decidir as coligações que vamos formar. Se, como e com quem vamos caminhar ainda será decidido. Onde não tivermos candidatura própria, veremos as alianças mais interessantes para a população", disse.

Na ocasião, Pereira previu que o partido deve aumentar sua participação no Congresso e nos governos estaduais nas próximas eleições. "A política não é uma ciência exata. Mas, pelo histórico do partido, que em 2002 elegeu um deputado federal, em 2006 elegeu nove, em 2010, foram 17 deputados e um senador, podemos dizer que a meta é avançar, nunca recuar", afirmou.

Deputados criam frente contra Feliciano

A eleição de Feliciano para presidente da comissão tem causado polêmicas e mal-estar entre os parlamentares que integram a CDH. Um grupo de deputados criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos (FPDDH) para contrapor o pastor. Há mais de um mês, manifestações populares contra Feliciano acontecem nas ruas. Na semana passada, integrantes da FPDDH, que se propõe a ser um espaço para debater os temas "proibidos" pelo pastor, realizaram a primeira audiência pública, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo.

No local, o cartunista Laerte e o deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) protestaram contra a onda de "conservadorismo fundamentalista" crescente no Brasil e contra a "campanha difamatória" contra as minorias nas redes sociais, sobretudo contra os homossexuais. "A Comissão (da Câmara) está esvaziada. Já não existe mais espaço para trabalhar as pautas de direitos humanos lá. Os movimentos sociais estão demonstrando que estão insatisfeitos. Isso é a pressão social organizada sobre os políticos", disse Wyllys.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade