PUBLICIDADE

Política

Para garantir sintonia, Dilma se reúne com líderes do governo na Câmara

5 ago 2013 - 21h56
(atualizado às 23h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Após uma relação turbulenta com o Congresso Nacional no primeiro semestre, a presidente Dilma Rousseff reuniu lideranças aliadas na Câmara dos Deputados para garantir a sintonia entre Executivo e Legislativo para o restante do seu mandato. Nessa terça-feira, é a vez de outra grande reunião com líderes da base no Senado.

“Eu diria que o canal (de diálogo) está totalmente desobstruído em um clima harmonioso, cooperativo e de integração”, sintetizou a ministra. 

Na saída da reunião, o clima entre os parlamentares foi de entendimento. “Hoje foi o início de uma retomada do período legislativo e do afinamento da viola”, afirmou o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE). Para ele, o fato de a presidente ter promovido o encontro já foi um gesto em importante para a relação institucional.

Guimarães, porém, afirmou que uma linha de diálogo permanente com a presidente é importante. “Esse gesto da presidente é importante ser uma regra de agora para frente, ser uma norma”, disse o líder.

Segundo o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT-RS), Dilma demonstrou disposição em fazer reuniões mais frequentes com parlamentares sobre temas de maior impacto. Para a semana que vem, por exemplo, ela deverá discutir a questão dos royalties do petróleo.

Dilma vem pagando o preço por ter evitado o diálogo direto com o Congresso Nacional em seus primeiros anos de mandato. Na primeira metade deste ano, a presidente sofreu derrotas significativas em votações, culminando ainda com seu momento de crise de popularidade a pouco mais de um ano para as eleições de 2014.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade