PUBLICIDADE

Política

Ocupação da sede da Cultura no Rio completa uma semana

23 mai 2016 - 16h06
Compartilhar
Exibir comentários

A ocupação do Palácio Gustavo Capanema, sede regional do Ministério da Cultura (MinC) no centro do Rio, completou uma semana nesta segunda-feira (23). O protesto foi motivado, entre outras questões, pela extinção do Ministério da Cultura pelo presidente da República interino Michel Temer. No sábado, o governo anunciou a volta do ministério. 

-------------
-------------
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

De acordo com Guilherme Imbassahy, um dos membros do movimento Ocupa MinC, a ocupação também protesta contra o governo de Michel Temer. “Isso (ocupação) se deu através da soma de atos nacionais contrários ao cenário político atual. Nossa luta não é só pelo ministério. Ele foi apenas o começo. Nossa luta é contra esse governo ilegítimo e golpista de Michel Temer. O tema central é a saída dele”, explicou.

------------
------------
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Por esse motivo, Imbassahy reiterou que, mesmo após a recriação do Ministério, anunciada no último sábado (21), o grupo não deixará o segundo andar do prédio que também abriga a sede da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e as sedes regionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) e do Ministério da Educação. “É importante o ministério ter retornado, mas ainda é muito pouco”, disse Imbassahy.

Ocupação

A Funarte ocupa o segundo andar do edifício; o Iphan está instalado no oitavo, nono e décimo andares, além de uma sala no sétimo andar do edifício. Os demais andares do prédio de 16 pisos é ocupado pelo Ministério da Cultura. Apesar da ocupação, os funcionários dos órgãos federais que funcionam no edifício tem livre acesso ao local.

-----------
-----------
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

As barracas dos manifestantes foram montadas no mezanino do edifício e, durante a primeira semana do ato, o movimento organizou diversas oficinas e recebeu apoio de vários artistas, além de doações. Os shows estão ocorrendo no térreo do prédio.

O atual Edifício Gustavo Capanema ou Palácio Capanema é um edifício público localizado na Rua da Imprensa, 16. É considerado um marco no estabelecimento da arquitetura moderna brasileira e foi projetado por uma equipe formada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, entre outros, com a consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier.

----------
----------
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O prédio começou a ser construído em 1936 e foi concluído em 1947, em um momento durante o qual o Estado tentava passar uma sensação de modernidade ao país, o que se refletiu tanto no projeto do edifício quanto no contexto histórico em que se insere.

Novo ministro

O secretário nacional de Cultura, Marcelo Calero, disse no último sábado, em nota, após a confirmação de que o Ministério da Cultura será recriado, que o setor é “eixo estratégico para o desenvolvimento do Brasil”. Calero foi confirmado como novo ministro da pasta e deve tomar posse terça-feira (24).

----------
----------
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

“É preciso compreender a cultura dentro de uma visão democrática e inclusiva, valorizando a diversidade de nossas manifestações, especialmente as que surgem em nossas periferias. A cultura, que representa o próprio lastro de nossa identidade como nação, deve ser compreendida como eixo estratégico para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

*Colaborou Douglas Correa

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade