PUBLICIDADE

OAB-SP quer esclarecimentos sobre causas do apagão

12 nov 2009 - 16h20
(atualizado às 16h30)
Compartilhar

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo quer esclarecimentos do governo e das empresas do setor elétrico responsáveis sobre as causas e detalhes do apagão que atingiu 18 Estados, na noite de terça-feira. O pedido foi feito através de ofício pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB SP, José Eduardo Tavolieri de Oliveira, ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao diretor-geral brasileiro da Usina de Itaipu, Jorge Miguel Samek, e ao diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson José Hubner Moreira.

Na avenida Paulista, em Sâo Paulo, só faróis de veículos e luzes de geradores estavam acesas
Na avenida Paulista, em Sâo Paulo, só faróis de veículos e luzes de geradores estavam acesas
Foto: AP

De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, os esclarecimentos serão importantes para os consumidores que sofreram danos com a falta de energia. "O consumidor brasileiro tem direito de saber os reais motivos de um dos maiores apagões da nossa história; assim como ser ressarcido pelos eventuais danos causados pelo blecaute", disse Tavolirei.

Para Tavolieri, é importante que as autoridades brasileiras informem os cidadãos se o sistema elétrico brasileiro tem pontos de vulnerabilidade e que medidas vêm sendo tomadas para evitar novos blecautes dessa dimensão, que trouxeram inúmeros contratempos para a população.

Falta de Luz

Por volta das 22h30 de terça-feira (10), as 18 unidades geradoras da usina de Itaipu começaram a "rodar no vazio" - ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. O problema atingiu pelo menos 18 Estados, sendo que quatro deles (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) ficaram completamente às escuras. Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia foram parcialmente atingidos pela falta de luz. A situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, duas das linhas vão de Ivaiporã, no Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. A terceira liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.

Com 18 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), 28,8 mil megawatts de potência foram perdidos com a pane (cerca de 40% da energia do Brasil), o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões. Para abastecer o Estado de São Paulo, por exemplo, são necessários cerca de 17 mil megawatts.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade