PUBLICIDADE

Política

O tempo dirá se disputarei presidência ou governo, diz Ciro

24 fev 2010 - 12h22
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) se reuniu nesta quarta-feira em Brasília com representantes de quatro partidos (PSB, PT, PDT, PCdoB) para tratar do seu futuro nas campanhas eleitorais deste ano. Ele voltou a afirmar que está decidido a disputar a presidência da República, mas que "só o tempo vai dizer" se a sua disposição vai se materializar.

Para Ciro Gomes, é preciso ter segurança de que o projeto nacional do governo não corre nenhum risco para que ele possa avaliar uma eventual mudança de planos para disputar o governo paulista. "Se eu tivesse hoje uma segurança de que o projeto do presidente Lula não corre nenhum risco, eu estaria disponível para qualquer tarefa, especialmente aquela de voltar para casa e não ser candidato a nada. Agora, não estou seguro disso", disse. Ciro afirmou que sua dúvida em relação ao projeto nacional do PT vem das pesquisas, que ainda mostram o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), à frente da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

Em relação ao governo paulista, Ciro Gomes disse que ainda é preciso esperar o quadro se definir. "O PT tem condições de lançar um candidato forte e vencer sozinho. Entretanto, não deve ser nosso o primeiro lance, porque há grande dúvida se o atual governador de São Paulo será mesmo candidato a presidente da República ou não. A minha avaliação minoritária é que ele não será, e haverá uma grande mudança no quadro se ele não for", afirmou.

O presidente nacional do PSB, Márcio França, afirmou que uma conversa entre Ciro e o presidente Lula Inácio Lula da Silva deverá ser decisiva para a definição da candidatura do deputado federal. "Lógico que a conversa final será essa. Agora, se o partido chegar para ele (Ciro) e disser 'a sua tarefa é cumprir em São Paulo uma tarefa nacional', eu não tenho dúvida de que ele não dependeria do presidente Lula (para tomar a decisão). Mas não falaremos isso se não sentirmos a segurança de que o projeto do presidente está garantido, e ele não sente esta segurança", afirmou.

Uma nova reunião está marcada para daqui a 15 dias em São Paulo e outra para o dia 4 de abril, em Brasília, para definir o futuro de Ciro Gomes.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade