PUBLICIDADE

Política

No Ratinho, Aécio defende proposta de Alckmin para crimes de adolescentes

Senador também afirmou que o Bolsa Família tem o 'DNA do PSDB'

23 mai 2013 - 22h30
(atualizado às 22h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Para o tucano, o ciclo de governo do PT tem de se encerrar. 'Perderam a capacidade de fazer as reformas necessárias', disse. </p>
Para o tucano, o ciclo de governo do PT tem de se encerrar. 'Perderam a capacidade de fazer as reformas necessárias', disse.
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

O senador Aécio Neves (PSDB), presidente nacional do partido e possível candidato tucano à Presidência da República em 2014, defendeu nesta quinta-feira, em entrevista ao Programa do Ratinho, no SBT, as propostas do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de maior punição para menores de 18 anos que cometam crimes hediondos.

De acordo com a proposta, os juízes poderão definir que o adolescente que cometer crime hediondo poderá ficar até oito anos internado, em vez de três, como é válido atualmente. Segundo Aécio, ele e todo o PSDB apoiam o projeto. “Estamos juntos”, disse o presidente tucano quando questionado sobre o tema.

O tucano afirmou também que apresentará, na próxima terça-feira, um projeto que triplica a pena de criminosos que usam crianças e adolescentes em uma quadrilha para ações criminosas.

DNA tucano

Questionado sobre os méritos do governo petista, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atual presidente, Dilma Rousseff, Aécio afirmou que o partido teve méritos em manter a estrutura macroeconômica do governo do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso e unificar os programas sociais feitos por FHC.

O discurso faz parte da estratégia do provável candidato do PSDB à Presidência da República em desmontar um dos principais méritos da gestão petista. Segundo o senador, o Bolsa Família tem “o DNA do PSDB” e do ex-presidente Fernando Henrique.

Aécio criticou ainda os boatos sobre a suspensão do pagamento do programa, e afirmou que as investigações são importantes para que não se culpe “quem não tem responsabilidade” sobre o fato.

Reforçando o argumento de que o Bolsa Família é oriundo do PSDB, ele afirmou que manterá o programa, caso seja candidato e vença a eleição. “Mas não podemos deixar que a herança de um pai para seu filho seja um cartão do Bolsa Família”, ponderou, afirmando que é necessário também que se qualifique o trabalhador.

Ciclo encerrado

Para o tucano, o ciclo de governo do PT tem de se encerrar. “O PT perdeu a capacidade de sonhar, perdeu a capacidade de transformar o Brasil. O PT contenta-se hoje exclusivamente com o projeto de poder", disse.

Segundo o senador, o PT, apesar de sua base de apoio “maluca” “não consegue votar as reformas que o Brasil precisa”. “Mandam em todo lugar e ‘ai’ de quem não obedece”, brincou o tucano sobre o controle do Executivo no Legislativo. 

"O Brasil não está bem. A propaganda política do governo é que está bem", criticou.

‘Querem ganhar por  W.O.’

Questionado sobre o apoio do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), que, segundo especulações pode migrar de partido para disputar a presidência em 2014 caso não seja escolhido no PSDB, Aécio afirmou que o tucano é “um homem de partido”. 

Para o presidente do PSDB é importante que o partido apresente um projeto diferente do petista e que esteja unido. “Serra é um homem de partido, tenho certeza de que ele vai apoiar o projeto que o partido escolher”, disse. 

Aécio criticou a postura do governo em relação aos possíveis adversários de Dilma Rousseff em 2014. Segundo o tucano, o PT pretende “ganhar no W.O.” a disputa, sem nenhum adversário, e está “apertando o torniquete” contra nomes que surgem para a disputa, como o do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB). “Vamos para o jogo, cada um apresenta a sua proposta e deixa o brasileiro escolher qual é o melhor”, disse. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade