PUBLICIDADE

Política

Mundo se solidariza com o Brasil após incêndio que deixou 233 mortos

27 jan 2013 - 23h43
Compartilhar

Governos de vários países da América e da Europa se solidarizaram neste domingo com o Brasil pela morte de pelo menos 233 pessoas, uma delas de nacionalidade paraguaia, em uma discoteca na qual se realizava uma festa de estudantes universitários.

A tragédia, a maior de seu tipo dos últimos 50 anos no país, ocorreu na discoteca Kiss, na cidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul), e deixou 106 feridos, segundo o último boletim das autoridades locais.

O incêndio começou por volta das 2h30 quando um integrante da banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava na discoteca, acendeu um material pirotécnico e uma faísca atingiu o isolamento do teto.

A presidente Dilma Rousseff voltou do Chile, onde participava da cúpula Celac-UE.

"Quem precisa de mim neste momento é o povo brasileiro. Pedi a todos os ministros para ajudar em tudo o que possa e para ir lá, e eu também estarei lá", assegurou Dilma em declarações à imprensa no Chile.

O anfitrião da cúpula foi uns dos primeiros Governos a se solidarizar com o Brasil e através de seu chanceler, Alfredo Moreno, manifestou que a tragédia "enluta" toda a América Latina.

"Isto não somente enluta todo o irmão país do Brasil, mas todos os nossos países", declarou Moreno, lamentando que "tanta gente jovem tenha sido afetada por uma tragédia tão imensa".

Por sua parte, o presidente Sebastián Piñera, que conseguiu falar com Dilma antes de seu retorno, pediu aos 40 chefes de Estado e de Governo no encerramento da cúpula "reflexão e solidariedade com o povo do Brasil pela tragédia", chamando que se colocassem de pé e guardassem silêncio em sinal de respeito às vítimas.

Além disso, o presidente do Conselho Europeu, Herman von Rompuy, presente na cúpula Celac-UE transmitiu suas condolências às vítimas e sua "profunda dor" ao governante.

Em comunicado, o Governo espanhol expressou seu "mais profundo pesar" ao povo brasileiro por "esta enorme tragédia e a dor imensa que provocou".

O Governo da Alemanha também manifestou suas condolências pela tragédia e informou que a chanceler Angela Merkel, de visita oficial a Santiago (Chile) para participar da cúpula, deu pessoalmente seus pêsames a Dilma, enquanto o ministro das Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, assegurou em comunicado se sentir "profundamente consternado".

"Nossos pensamentos estão nestes tristes momentos com as várias vítimas e suas famílias, seus conhecidos e amigos", acrescentou o chefe da diplomacia alemã.

No Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua consternação pela perda de vidas humanas e assegurou que todo o país "está triste e de luto pelas mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria".

"Neste momento difícil expressamos nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e a toda a população da cidade, mas especialmente aos pais e mães por essas perdas irreparáveis", disse Lula em comunicado.

O Ministério da Saúde da Argentina anunciou que enviará pele para os feridos com graves queimaduras a pedido das autoridades do Rio Grande do Sul.

"Vamos pôr à disposição de nossos pares brasileiros a quantidade de pele que pudermos, segundo a existência da mesma em nosso banco de pele que funciona no Hospital Garrahan (de Buenos Aires)", explicou o secretário de Políticas, Regulação e Institutos do Ministério da Saúde argentino, Gabriel Yedlin.

Enquanto isso, a Secretaria de Relações Exteriores do México dirigiu sua mensagem de condolências "ao Governo e ao povo do Brasil, e especialmente aos familiares das vítimas do infeliz incêndio".

O presidente salvadorenho, Mauricio Funes, manifestou em comunicado sua mensagem de solidariedade e condolências. "Em nome meu, da minha esposa Vanda, do Governo e povo de El Salvador, faço chegar nossas mais sentidas condolências pela tragédia que enluta a cidade de Santa Maria e todo o Brasil".

Por sua vez, o Governo panamenho assinalou que "lamenta profundamente este difícil momento que enche de consternação, luto e dor todo o povo brasileiro".

Também, o Ministério das Relações Exteriores, em nome do Governo da Colômbia, enviou em comunicado suas "condolências ao povo do Brasil pelas perdas humanas" e "expressa seus sinceros votos pela pronta recuperação das pessoas que ficaram feridas neste lamentável fato".

Santa Maria, uma cidade de 261 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, conta com um elevado número de estudantes, mais de 10% da população, por concentrar oito universidades.

EFE   
Compartilhar
Publicidade