PUBLICIDADE

Política

MS: após rejeição de contas de eleito, Bonito terá novo pleito

27 dez 2012 - 16h29
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Foi marcada para 3 de março de 2013 a nova eleição para prefeito do município de Bonito (MS). A medida foi necessária porque o prefeito eleito em outubro deste ano, Geraldo Marques (PDT), teve sua candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MS). Deste modo, ele não foi diplomado.

O ex-prefeito eleito teve 6.611 votos e alcançou 52,05% do total válido. O problema ocorreu na análise da prestação de contas de quando foi prefeito da cidade entre 2001 e 2002. Na época, suas contas foram rejeitadas porque não conseguiu comprovar o uso de R$ 14.035,76 que deveriam ser aplicados no Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Neste ano, Marques se candidatou novamente à prefeitura da cidade, mas respondia ao processo na Justiça por improbidade administrativa, o que o classificava como ficha suja. Assim, no julgamento do TRE-MS ele foi cassado, e as eleições do município, anuladas.

Agora, os partidos que quiserem colocar nomes na disputa têm até o dia 15 de janeiro para fazerem as convenções e até o dia 18 do mesmo mês para entregar o registro das candidaturas. A diplomação do eleito deverá ser feita no máximo até o dia 17 de março de 2013.

Espera

O prefeito eleito da cidade de Sidrolândia (MS), Enelvo Felini (PSDB), também teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral, mas o TRE-MS ainda não definiu a data para as novas eleições. A definição deve ocorrer apenas depois do recesso de fim de ano, após o dia 7 de janeiro.

Em Guia Lopes da Laguna (MS), o eleito Jacomo Dagostin também teve sua eleição anulada por processos da Justiça e ainda não há nova data para o pleito. Em mais três cidades de Mato Grosso do Sul - Aquidauana, Selvíria e Porto Murtinho - os prefeitos eleitos também foram cassados, mas, como a eleição não se deu por mais de 50% dos votos, o segundo colocado irá assumir o cargo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade