PUBLICIDADE

Política

MPs levam cerca de 70 dias para chegar ao plenário da Câmara

As comissões mistas criadas para analisar as MPs demoram em média 23 dias para serem instaladas e 51 dias para votar os textos

28 mai 2013 - 15h09
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

As medidas provisórias (MPs) editadas pelo Executivo levam em média 91 dias para serem aprovadas pelo plenário da Câmara, pois as comissões mistas criadas para analisá-las demoram em média 23 dias para serem instaladas e 51 dias para votar os textos. Com força de lei, desde que sejam publicadas, as MPs precisam ser votadas pelo Congresso em até 120 dias, ou perdem a validade e obrigam os parlamentares a editar um decreto legislativo para disciplinar os efeitos legais por ela gerados, conforme informações da Agência Câmara.

Até março de 2012, a análise das MPs era feita diretamente no plenário, já que as comissões mistas, apesar de criadas, nunca se reuniam. Porém, a tramitação mudou depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Congresso cumpra o texto da Constituição que determina caber à comissão mista a emissão de parecer sobre todas as MPs antes que elas sejam submetidas aos plenários da Câmara e Senado, em sessões separadas. Desde então, 37 medidas provisórias já foram analisadas previamente por comissões mistas, sendo 33 aprovadas pela Câmara.

MP dos Portos

No começo deste mês, a Medida Provisória dos Portos (595/12) foi aprovada pelo plenário da Câmara no último dia de validade. Ela estabeleceu um novo marco regulatório para o setor portuário e precisou esperar 33 dias para que a comissão mista destinada a analisá-la fosse instalada, mais 64 dias até que fosse votada no colegiado e 23 em análises da Câmara.

Remetida imediatamente ao Senado, a MP dos Portos foi votada no último dia de validade e indignou os senadores, que tiveram apenas algumas horas para votá-la. Apesar da polêmica, a tramitação da MP 595/12 aparece como exceção à regra. Desde que a análise por comissões mistas passou a ser obrigatória, o tempo médio que Senado teve para examinar as MPs foi de 29 dias. No caso da Câmara, para aprovar as 33 MPs que chegaram ao plenário, já segundo o novo rito, foram necessários, em média, 18 dias. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade