PUBLICIDADE

Política

MP pede que PF apure suposta fraude na criação de partido de Paulinho

Presidente da Força Sindical tenta regularizar o partido Solidariedade a tempo da disputa das eleições de 2014

23 set 2013 - 17h57
(atualizado às 18h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou parecer nesta quinta-feira em que pede à Polícia Federal a abertura de um inquérito para investigar supostas fraudes ocorridas no recolhimento de assinaturas de apoio à criação do partido Solidariedade, do deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força. Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, há suspeita da ocorrência de "fraudes em massa" no Estado de São Paulo, além do uso indevido de sindicatos para forjar apoios à nova legenda.

No parecer encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MPE afirma que as denúncias de uso de sindicato ligado a servidores do Poder Legislativo da União "começaram a ganhar corpo na medida em que houve a citação nominal de servidores que negaram terem apoiado a criação do partido requerente, mas cujos nomes encontram-se em fichas de apoiamento que foram apresentadas à 1ª Zona Eleitoral de Brasília".

"Constata-se, também, a existência de cópia de e-mails trocados entre servidores da Justiça Eleitoral, alertando para que fosse tomado cuidado com as fichas de apoiamento apresentadas pelo partido requerente, por ter sido constatada a existência de fichas de apoiamento cujas assinaturas teriam falsificadas", argumenta Aragão.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, foram constatadas irregularidades nas assinaturas apresentadas a cartórios eleitorais dos municípios de Várzea Paulista e Suzano, em São Paulo, que evidenciam a necessidade de investigações profundas. "A confirmação dos fatos em questão, sobretudo pelos cartórios eleitorais de Várzea Paulista e Suzano, podem demonstrar a ocorrência de fraudes em massa do Estado de São Paulo, circunstância que poderia comprometer, irremediavelmente, o registro do partido requerente", sustenta o vice-procurador-geral eleitoral.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/sopa-de-letrinhas-da-politica-brasileira/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/infograficos/sopa-de-letrinhas-da-politica-brasileira/">Sopa de letrinhas da política brasileira</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade