PUBLICIDADE

Política

MP investiga corrupção em acordo de compra de caças para FAB

Investigação civil e criminal buscará determinar se houve "possíveis irregularidades" no contrato

10 abr 2015 - 14h29
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Saab JAS 39C Gripen em voo de exibi&ccedil;&atilde;o em Eslov</p>
Saab JAS 39C Gripen em voo de exibição em Eslov
Foto: Johan Nilsson / Reuters

O Ministério Público (MP) está investigando se houve corrupção no acordo de US$ 5,4 bilhões para que o governo brasileiro compre 36 caças Gripen NG, da fabricante sueca Saab, para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB).

Uma porta-voz da promotoria federal em Brasília disse nesta sexta-feira que a investigação civil e criminal buscará determinar se houve "possíveis irregularidades" no contrato, negociado no ano passado.

Siga Terra Notícias no Twitter

A porta-voz confirmou relatos divulgados na imprensa brasileira de que a procuradoria investiga uma diferença de US$ 900 milhões entre o preço da proposta inicial da Saab em 2009 e o preço final acordado em outubro.

A FAB escolheu o Gripen NG em uma disputa em que também estavam o F-18 Super Hornet, da americana Boeing, e o Rafale, da francesa Dassault. Segundo a Saab, os primeiros Gripen NG devem ser entregues ao Brasil no início de 2018.

A FAB disse em comunicado que a diferença de preço se deve às flutuações cambiais entre o dólar e a coroa sueca, moeda em que os jatos foram precificados, e a acréscimos colocados em contrato, como apoio e suporte logístico, simuladores de voo e sistemas embarcados, como radar Wide Area Display (WAD).

"O Comando da Aeronáutica não reconhece que houve irregularidades no processo de aquisição dos caças Gripen NG, e está pronto para prestar os esclarecimentos necessários às autoridades competentes", afirma a nota. "Cabe destacar que o novo caça vai atuar na Defesa Aérea Brasileira por, no mínimo, 30 anos."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade