PUBLICIDADE

Política

Morre aos 85 anos ex-governador do PA Hélio Gueiros

15 abr 2011 - 17h42
(atualizado às 19h46)
Compartilhar

Morreu nesta sexta-feira os 85 anos o ex-governador do Pará Hélio Gueiros (PMDB). De acordo com a assessoria do governo do Estado, ele sofria de doença renal crônica e fazia tratamento com hemodiálise. O político morreu em sua casa, em Belém, por volta das 13h.

O velório será na antiga sede do governo, o palácio Lauro Sodré. O corpo, porém, só será levado ao local após a chegada da mulher de Gueiros, Terezinha, que está em São Paulo para tratamento de saúde. A chegada da viúva está prevista para madrugada de sábado. O enterro será amanhã, às 15h, no cemitério Recanto da Saudade.

Jornalista e advogado, Gueiros começou a carreira política na década de 50, como deputado estadual e, na década de 60, foi deputado federal por três mandatos. Durante a ditadura militar, teve seus direitos políticos cassados e ficou cerca de 10 anos afastado da vida pública. Depois, foi senador de 1983 a 1987. O político foi governador do Estado de 1987 a 1990 e prefeito de Belém de 1993 a 1996. Nas eleições de 2004, ele se candidatou novamente à prefeitura da capital paraense.

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), lamentou a morte do político. "Hélio Gueiros fará falta ao Pará, pois foi um dos mais brilhantes cultores do jeito apaixonado de fazer política nesta terra", afirmou, em nota do governo do Estado. Ele decretou luto oficial de três dias.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade