PUBLICIDADE

Polícia

Ministro: reintegração poderia ter 'saída negociada e humana'

23 jan 2012 - 17h46
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nesta segunda-feira que o episódio de ocupação da favela Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), poderia ter sido feito com uma "saída negociada e humana", e não com conflito entre polícia e moradores para a reintegração da área.

Moradores atearam fogo em veículos em protesto contra ação de reintegração de posse
Moradores atearam fogo em veículos em protesto contra ação de reintegração de posse
Foto: Reinaldo Marques / Terra

Uma ação policial de reintegração realizada neste domingo gerou um violento confronto entre moradores e a polícia. A área é ocupada pelos invasores desde 2004 e, de acordo com um cadastramento do município de agosto de 2010, cerca de 1,6 mil famílias moram no local. O acampamento foi erguido sobre uma área que, segundo a prefeitura, pertence à massa falida da empresa Selecta, do grupo do empresário Naji Nahas.

Organizados em uma "tropa de choque", os moradores tentaram impedir o cumprimento de uma reintegração de posse. Ao menos uma pessoa ficou ferida com gravidade e foi encaminhada ao hospital municipal.

"Não quero fazer crítica direta ao governo de São Paulo porque respeito a autonomia. Só posso dizer que esse não é o método nosso do governo federal. É uma área ocupada há oito anos por 1,7 mil famílias. (Não há razão para) Você provocar aquele trauma que foi provocado ontem para devolver uma área que é uma massa falida de um grande especulador", disse o ministro Gilberto Carvalho, que participou da cerimônia de anúncio da concessão de um milhão de bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni).

"Nós achamos que havia alguma coisa que poderia ser feito ainda, sobretudo uma saída negociada e humana para aquelas famílias sem a necessidade daquela praça de guerra que foi armada lá", completou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade