PUBLICIDADE

Política

Ministro espanhol analisa relações bilaterais com o Brasil em fórum da Efe

17 jun 2015 - 14h20
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, analisará amanhã em São Paulo, no fórum Efe Café da Manhã, as relações bilaterais com o Brasil.

Esta será a nona edição do evento organizado pela Efe no país. García-Margallo explicará a um grupo de empresários, jornalistas, políticos e convidados especiais os aspectos mais relevantes dos laços políticos e comerciais entre Brasil e Espanha.

Durante sua visita a São Paulo, García-Margallo também receberá representantes da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e almoçará na sede do Banco Santander com empresários brasileiros.

No ano passado, a corrente comercial bilateral foi de US$ 7,16 bilhões, mas os dois governos consideram que esse valor pode aumentar a curto prazo devido ao tamanho e ao potencial das economias espanhola e brasileira.

Durante a visita que o vice-presidente Michel Temer fez a Madri em abril, os dois governos se comprometeram a buscar novas vias comerciais, com a meta de duplicar os investimentos mútuos até 2025.

Antes de embarcar rumo a São Paulo, o ministro espanhol se reunirá hoje em Brasília com o chanceler Mauro Vieira. Os dois participarão da II Reunião da Comissão Ministerial de Diálogo Político Brasil-Espanha, que terá a cooperação na área de comércio como um dos assuntos centrais.

No encontro entre García-Margallo e Vieira, também serão discutidos os planos de cooperação já existentes nas áreas de educação e ciência e tecnologia, assim como programas de ajuda a outros países.

O chefe da diplomacia espanhola fechará sua viagem ao Brasil em Salvador, onde terá reuniões com o governador Rui Costa e o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, e visitará um projeto de cooperação, previsivelmente em uma comunidade.

O próprio Margallo falará sobre sua agenda no país durante o fórum Efe Café da Manhã, organizado nesta quinta-feira pela Agência Efe no Hotel Intercontinental. Nesta ocasião, o evento conta com patrocínio das empresas espanholas Abertis, Everis, Air Europa, Gás Natural Fenosa e a biblioteca virtual brasileira Nuvem de Livros.

Na mais recente edição do fórum, em maio, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, expôs os planos para o futuro da cidade, que receberá os Jogos Olímpicos no ano que vem.

No último café da manhã da Efe de 2014, o palestrante foi o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que na época era candidato do PT ao governo de São Paulo.

Também em 2014, o presidente do PT, Rui Falcão, foi o palestrante de uma edição do Efe Café da Manhã. Na ocasião, ele defendeu a proposta de que Lula seja candidato presidencial em 2018.

Na primeira edição do evento, em maio de 2013, a convidada especial foi a ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor, e no segundo a palestrante foi a ex-senadora Marina Silva.

Em seu primeiro ano, o fórum também contou como convidados especiais o senador Lindbergh Farias, então presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, e o ministro de Estado-Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

Outro café da manhã organizado pela Agência Efe no Brasil, no fim de 2013, teve como convidado o espanhol Juan José Hidalgo, presidente do Grupo Globalia, que inaugurou no encontro a rota Madri-São Paulo da companhia aérea Air Europa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade