PUBLICIDADE

Política

Ministra anuncia gabinete para combater desmatamento

18 mai 2011 - 15h45
Compartilhar

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, divulgou nesta quarta-feira uma série de medidas para coibir o desmatamento ilegal. De acordo com ela, um gabinete anticrise foi convocado e tem se reunido semanalmente para avaliar a situação. Fazem parte do gabinete a Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança e a Polícia Rodoviária Federal. "Colocamos mais 500 homens no Mato Grosso e vamos sufocar o crime ambiental. E, até que o desmatamento seja reduzindo, ninguém sai do campo", disse ela.

Ministra Izabela Teixeira disse que um gabinete anticrise foi convocado para avaliar o desmatamento
Ministra Izabela Teixeira disse que um gabinete anticrise foi convocado para avaliar o desmatamento
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Ela disse ainda que "quem tiver apostando no desmatamento para abrir novos pastos, vai ter o boi apreendido e doado para o programa Fome Zero". Segundo a ministra, o recado também vale para quem já desmata para aumentar a produção agrícola.

Mais cedo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) afirmou que o desmatamento na Amazônia subiu em março e abril deste ano para 593 km² na comparação com os mesmos meses do ano passado. Mato Grosso foi o Estado que mais contribuiu para a perda: 480,3 km². O ministério também fará o monitoramento online das áreas embargadas e analisará a situação de cada município. O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia vai analisar ainda o que falhou com relação ao Mato Grosso.

Embora seja considerado atípico para este período do ano, pois ainda não é o período da seca, o comportamento de Mato Grosso surpreendeu o governo. "Ainda não sabemos o que está acontecendo. Estamos avaliando a situação. Nos próximos 15 dias estaremos divulgando uma avaliação final, após o contato com as equipes do Ibama e dos Estados", disse a ministra.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, presente à avaliação, disse que o seu ministério e o Inpe estão emprenhados em fortalecer a parceria com o Meio Ambiente para que o desmatamento seja sufocado. "Vamos fazer isso oferecendo informações de qualidade e em tempo real, para que possamos atuar com mais eficiência". Segundo o ministro, se enganam as pessoas que acham que podem esconder as práticas de crime ambientais. "Estamos vendo tudo por meio dos satélites. Não tem como esconder".

De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), o desmatamento ilegal na Amazônia será sufocado por meio do embargo de todas as áreas desmatadas. As áreas embargadas serão expostas, o que impedirá a comercialização de gado ou grãos produzidos sobre as áreas desmatadas sem autorização. Os compradores de produtos oriundos destas áreas também serão responsabilizados pelo crime ambiental.

Uma as surpresas para o governo é o tipo de ação adotada pelos desmatadores. Para derrubar a florestas, os eles recorrem ao "correntão", com vários metros de extensão e de até 45 cm de diâmetros do elo, preso a dois tratores. Segundo relatos, quando a corrente passa por uma área, toda a vegetação vai ao chão de uma só vez.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade