PUBLICIDADE

Comissão pretende estimular mulheres nas Forças Armadas

Ministério da Defesa criou órgão de caráter consultivo para promover a igualdade de gênero no exército, na marinha e na aeronáutica

3 set 2014 - 19h59
(atualizado em 4/9/2014 às 12h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira, o Ministério da Defesa instaurou uma comissão destinada a impulsionar a maior presença feminina e fomentar a igualdade entre ambos os sexos nas Forças Armadas. De acordo com uma nota publicada no site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a Comissão de Gênero é "responsável por ações que resultem na efetivação dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero no exército, marinha e aeronáutica". A cerimônia contou com a presença da ministra Eleonora Menicucci e do ministro da Defesa, Celso Amorim.

A Comissão de Gênero, de caráter consultivo, realizará reuniões bimestrais e fará recomendações para estimular a maior participação das mulheres no exército, na marinha e na aeronáutica e administração do Ministério, além de acompanhar e avaliar o cumprimento das ações definidas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM).

Durante a cerimônia, Menicucci afirmou que a constituição da comissão em um ambiente quase totalmente masculino é uma demonstração da percepção da importância do papel desenvolvido pelas mulheres militares.

Amorim citou os avanços já conseguidos, como as adaptações que a Academia Militar das Agulhas Negras está fazendo para receber mulheres, mas reconheceu que ainda resta muito a ser feito. Como ele lembrou, as Forças Armadas atualmente têm 22 mil mulheres, 6,34% de todo o contingente, que é de 350 mil.

O Ministério da Defesa é o nono a instaurar uma comissão destinada a fomentar a igualdade entre os sexos, de acordo com informações da a SMP.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade