PUBLICIDADE

Política

Minc diz que Dilma pretende vetar itens do Código Florestal

26 abr 2012 - 15h24
(atualizado às 15h32)
Compartilhar

O secretário do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, conversou rapidamente, hoje de manhã com a presidente Dilma Rousseff, em um evento no Estado carioca. Segundo Minc, a presidente sinalizou a intenção de vetar trechos do Código Florestal, aprovado ontem pela Câmara dos Deputados. A proposta foi aprovada por 274 votos, contra 184 e duas abstenções.

O secretário disse que Dilma garantiu que "não decepcionaria (o eleitor dela) e manteria todos os compromissos" assumidos em campanha. A expectativa do secretário é que a presidente vete parcialmente o texto aprovado. "Quando sugeri uma medida provisória que recompusesse de outra forma aqueles dispositivos que viessem a ser vetados, ela deu um riso bem significativo e disse: 'vocês podem contar, não vamos romper nossos compromissos e não vamos desguarnecer o meio ambiente'. Entendi que ela vai realmente vetar alguns dispositivos", declarou Minc.

Na avaliação do secretário, se Dilma não "tomar alguma medida" em relação ao texto aprovado com apoio da bancada ruralista, aceitará "a derrota no Congresso". Minc, que já foi ministro do Meio Ambiente, preparou um estudo sobre 30 artigos do texto-base do Código Florestal aprovado ontem "que podem ser melhorados por medida provisória". O estudo vai ser encaminhado à Presidência da República como subsídio para a decisão de Dilma.

Um dos principais pontos que precisam de revisão no documento, segundo o secretário, é a liberação dos produtores de reflorestar margens dos rios cujo desmatamento já esteja consolidado. "Isso sinaliza uma desobrigação total do desmatador de recompor área desmatadas, dando ideia de que o crime compensa. Aquele que fez tudo direito fica com cara de que, no final das contas, não valia à pena cumprir a lei".

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade