PUBLICIDADE

Política

Militares investigaram Lula mesmo 11 anos após fim do Deops

Abertura de arquivos revelam que, apesar da extinção do departamento em 1983, ex-presidente foi investigado clandestinamente até 1994

2 abr 2013 - 14h10
(atualizado às 14h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Em 1993, os movimentos de Lula na política nacional são destacados pelos investigadores
Em 1993, os movimentos de Lula na política nacional são destacados pelos investigadores
Foto: Reprodução

Principal líder da esquerda brasileira no final da ditadura militar (1964-1985), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva era frequentemente citado - e vigiado - nos documentos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops-SP), que controlava e reprimia movimentos políticos e sociais contrários ao regime. Na última segunda-feira, o Arquivo Público de São Paulo liberou a consulta pública, pela internet, de milhares de fichas digitalizadas e prontuários do departamento, produzidos entre 1923 e 1983. Lula aparece em ao menos 50 registros e, mesmo com a extinção do Deops, em 1983, foi investigado clandestinamente até 1994.

Arquivo Público de SP libera 1 milhão de imagens do Deops

O ex-presidente teve seu nome ligado a posições consideradas radicais, como apoio a Fidel Castro, defesa da estatização dos bancos, incitação de greves e críticas a José Sarney e Tancredo Neves. Dos anos de chumbo da ditadura (1968-1974) ainda não há informações, já que apenas 10% do material foi digitalizado.

Em um documento de janeiro de 1985, o Deops ressaltava que "Lula admite acordo com Tancredo (Neves, que morreu antes de tomar posse), sob condições, onde consta que o nominado declarou que o partido (PT) pode fazer um acordo com o futuro presidente, sob as condições de que o governo promova a reforma agrária, garanta liberdade e autonomia sindicais, reduza a jornada de trabalho para 40 horas semanais e conceda reajuste trimestral de salários".

Em outro arquivo, de 1990, os investigadores escreveram que Lula ia "fazer campanha na rua contra o candidato ao governo (de SP) Paulo Maluf, no segundo turno das eleições, independente da decisão do partido (PT) pelo voto nulo ou apoio a Luiz Antonio Fleury. 'Eu senti na pele o que foi o governo Maluf, na greve de 1980. Todos nós somos anti-malufistas de berço'", disse o petista à época ao jornal Folha da Tarde.

Críticas a Sarney e invasão de terras

Em 1985, Lula foi citado por uma entrevista concedida à Folha da Tarde, em que afirmava ter receio de uma "Constituinte elitista". "Consta que o nominado revelou o temor de que a Constituinte seja como em 1934 e 1946, onde prevalecia o ponto de vista do governo. Fez também algumas críticas ao governo atual e ao presidente (José) Sarney (que assumiu após a morte de Tancredo Neves, em 1985, e concluiu o mandato em 1990) ".

Em outra investigação clandestina, o petista foi citado por incentivar invasões de terras. "Consta que o nominado incentivou a ocupação de propriedades. 'A terra tem de ser ocupada para que trabalhadores não morram mais debaixo de pontes', exortou o nominado" ao jornal O Estado de S. Paulo em 1989, conforme o documento publicado ontem. 

O acervo da Deops

O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibiliza desde segunda-feira a consulta pública, pela internet, de mais de 274 mil fichas digitalizadas e 12,8 mil prontuários produzidos pela Deops-SP no período compreendido entre 1923 e 1983. No total, são cerca de 1 milhão de imagens, fichas, prontuários e dossiês. Nesses 60 anos, estão compreendidos dois períodos em que houve cerceamento das liberdades no Brasil: o Estado Novo (1937-1945) e a ditadura militar, iniciada em 1964. A pesquisa pode ser feita a partir do site do Arquivo Público.

Segundo o coordenador do órgão, Carlos Bacellar, a ampliação do acesso a qualquer cidadão é uma etapa importante para a democracia brasileira. "Já mantínhamos esse arquivo aberto para quem quisesse consultá-lo e agora fica disponível a qualquer pessoa interessada", disse ele. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ressaltou que há o compromisso do Estado com a transparência de informações, principalmente no que diz respeito ao regime militar.

Paulo Abrão, secretário nacional de Justiça, afirmou que boa parte desse arquivo foi construído para justificar a repressão. "Há muitas mentiras ali, mas é mais um passo no aperfeiçoamento da nossa jovem democracia", ponderou. "Que os outros governadores sigam o exemplo de São Paulo. Essa é uma homenagem à luta dos familiares dos mortos na ditadura por esse acesso", completou ele.

Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão Nacional da Verdade, diz que o acesso irrestrito, sem qualquer tipo de obstáculo, "permite desenvolver uma análise crítica em relação a esse acervo". O Terra entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e aguarda uma resposta sobre as investigações.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade