PUBLICIDADE

Política

Militantes do PT divulgam ato de apoio a Dilma para esta 5ª

20 jun 2013 - 03h48
(atualizado às 05h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ato batizado de "Onda Vermelha" foi convocado nas redes sociais para esta quinta-feira. As mensagens convidam simpatizantes do PT, PCdoB, PCBR, CUT, MST, entre outros, a demonstrarem apoio ao governo de Dilma Rousseff e discutirem temas como a reforma política. As manifestações estão marcadas para São Paulo (praça em frente à Avenida Angélica, às 16h), Rio de Janeiro (Igreja da Candelária, às 17h) e Belo Hozionte (Praça Sete, às 17h). 

Na mesma tarde, estão agendados protestos ligados ao Movimento Passe Livre em diversas cidades brasileiras. No caso de São Paulo, a manifestação, que se mostrou contrária ao envolvimento com partidos políticos até aqui, acontecerá na Praça do Ciclista, no mesmo horário e a poucos metros do ponto de encontro da "Onda Vermelha", que foi divulgada por importantes militantes do PT em páginas do Twitter e Facebook. 

No início da madrugada, Luis Sabanay, funcionário do Ministério de Pesca e Agricultura, publicou em seu Facebook que o presidente nacional da entidade, Rui Falcão, convocou petistas às ruas, "com cores e bandeiras para discutir a reforma política". Não há, no entanto, qualquer posicionamento oficial até o momento. 

Mais cedo, o ator José de Abreu, postou no Twitter: "amanhã na Paulista todos os partidos de esquerda, CUT, MST, sindicatos, todos na rua com bandeiras vermelhas!". Abreu retuitou diversas mensagens de pessoas interessadas em comparecer, que prometeram "defender o legado de Lula nas ruas" e realizar um "movimento com comando da sociedade organizada".

No Facebook, uma página de simpatizantes do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, com mais de 8 milhões de seguidores, também comunicou a organização do manifesto.

"V de vinagre. V de vitória. V de vermelho. Vem!!! Amanhã! De Vermelho!!! Atenção juventude trabalhadora: CONVOCAMOS todos e todas às ruas amanhã, e vestidos de vermelho!!! Amanhã na Avenida Paulista todos os partidos de esquerda, CUT, MST, sindicatos, todos na rua com bandeiras vermelhas! Concentração conjunta da CUT com o MST, Levante, MMM, UNE, UBES e JPT amanhã na Pça em frente à Av Angélica em São Paulo, perto do metrô Paulista às 16h. Amanhã a #OndaVermelha se espalha pelo Brasil. #PT #CUT #MST #PCdoB #PCBR dentre outros, todos de vermelho, a cor do socialismo!", escreveu, por volta da 1h de quinta-feira.

O ato repercutiu nas redes sociais durante a madrugada, com mensagens críticas e de apoio. Um dos opositores foi o músico Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor, que retuitou: "marcada passeata do vermelho em São Paulo. Não podemos permitir essa afronta, esse tapa na cara do povo, vaia onde passarem".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade