PUBLICIDADE

Política

Mercadante diz que ligar Ideli aos Aloprados é inaceitável

27 jun 2011 - 15h39
(atualizado às 15h47)
Compartilhar

Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante (PT), afirmou nesta segunda-feira em São Paulo que é inaceitável envolver a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no caso do Dossiê dos Aloprados, cinco anos depois do ocorrido. Mercadante, que fala na terça-feira em uma audiência pública no Senado sobre o caso, afirmou ainda que a história só voltou à tona porque o ex-governador paulista Orestes Quércia (PMDB) morreu no fim do ano passado.

Uma reportagem da revista Veja apontou que o escândalo conhecido como Dossiê dos Aloprados - que envolveu a compra de documentos falsos, em 2006, que ligariam o tucano José Serra a um esquema de fraudes no Ministério da Saúde - teve como mentores Mercadante e Quércia. Os três disputavam, na época, as eleições ao governo de São Paulo. O dossiê denegriria a imagem de Serra, à frente nas pesquisas desde o início da disputa. Cerca de R$ 1,75 milhão em dinheiro foi encontrado em setembro daquele ano em um hotel de São Paulo. O dinheiro, cuja origem segue desconhecida, seria utilizado para comprar o dossiê.

"Cinco anos depois, tentar envolver a Ideli porque ela acabou de virar ministra, sem nenhuma base, sem nenhum indício, sem nada que possa levar a esse raciocínio, é inaceitável", disse Mercadante. "Mas amanhã vocês podem assistir que a gente desmonta."

Segundo ele, na época foi aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), todos os envolvidos foram ouvidos e, entre 28 nomes, o seu sequer foi citado. "A Procuradoria Geral da República foi rigorosa e o Superior Tribunal de Justiça arquivou a investigação. Essa história só voltou à tona agora porque o (Orestes) Quércia morreu e não pode se defender. Minha vida pública é transparente. A verdade já prevaleceu uma vez e vai prevalecer de novo", afirmou.

O pedido de convocação para Mercadante falar ao Senado foi apresentado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Ainda serão apresentados mais dois requerimentos que pedem a convocação de Mercadante às comissões de Segurança Pública e Ciência e Tecnologia da Câmara. Na quarta-feira, o PSDB encaminhará um ofício à Polícia Federal que solicita a reabertura do inquérito sobre o esquema que envolveu petistas na época. O PSDB também ingressará com representação no Ministério Público Federal pedindo a retomada das investigações.

No meio de junho, Mercadante foi acusado pela revista Veja de encabeçar o caso do Dossiê dos Aloprados
No meio de junho, Mercadante foi acusado pela revista Veja de encabeçar o caso do Dossiê dos Aloprados
Foto: Eladio Machado / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade