PUBLICIDADE

Política

Médicos vetam participação de Lula em desfile no Carnaval

9 fev 2012 - 08h57
(atualizado às 10h23)
Compartilhar

Matéria do jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira afirma que, por recomendações médicas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não desfilará na escola de samba de São Paulo Gaviões da Fiel, que, neste ano, traz o político como tema. Os médicos do Hospital Sírio Libanês, que acompanham Lula no tratamento contra um câncer na laringe, devem chamar os dirigentes da escola para informá-los do veto.

A batalha de Lula contra o câncer

Os cânceres de Dilma e Lula

Com o tema 'Homenagem da nação corintiana ao povo brasileiro', a escola é a sexta a entrar na avenida no sábado de Carnaval. Lula iria desfilar no último carro alegórico. De acordo com os médicos, mesmo com a boa evolução clínica de Lula, a exposição em um desfile é "expressamente proibida". Está prevista para a sexta-feira da semana que vem, dia 17, a última sessão de radioterapia do ex-presidente. Após isso, ele deve passar por uma bateria de exames para avaliar o resultado do tratamento.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade