PUBLICIDADE

Médico diz tomar todas as medidas para que Alencar 'não sofra'

29 mar 2011 - 11h44
(atualizado às 13h07)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

O ex-vice-presidente da República José Alencar, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês com quadro de obstrução intestinal e peritonite, passa por um tratamento à base de analgésicos, já que de acordo com a equipe médica que cuida dele, já não é mais possível a realização de qualquer tipo de intervenção cirúrgica.De acordo com o médico Raul Cutait, um dos integrantes da equipe, estão sendo dadas "todas as medidas de suporte para que ele não sofra".

Quadro de saúde de Alencar é muito grave, dizem médicos:

"A pressão dele está muito baixa e ele passa por um momento muito difícil de sua vida", afirmou Cutait. Segundo o boletim médico divulgado às 11h45, o paciente está em "condições críticas". Na ocasião, o ex-vice-presidente estava "sedado, sem dor, na companhia de seus familiares".

Alencar foi internado no início da tarde de segunda-feira às pressas, após sentir fortes dores abdominais. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, as dores foram causadas por uma nova obstrução intestinal em fase crítica acompanhada de sangramento, que é uma sequela de tumores cancerígenos na região do abdômen. O ex-vice-presidente tinha recebido alta do Sírio-Libanês havia 12 dias.

Luta contra o câncer

José Alencar luta contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Ao todo, ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos. Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra dointestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficarinternado 22 dias após a operação.

A última cirurgia ocorreu no dia 22 de dezembro, quando ele foi internado no Sírio-Libanês, em São Paulo, em caráter de urgência, com quadro de hemorragia digestiva grave. Recuperado, o agora ex-vice-presidente foi submetido a um procedimento para conter umsangramento intestinal causado por um tumor que invade o intestino delgado. No dia 30 de dezembro, após oito dias, Alencar foi transferido da UTI Cardiológica para um quarto comum.

Por conselho da equipe médica, José Alencar não viajou a Brasília para participar da cerimônia de posse da nova presidente da República, Dilma Rousseff, e descer a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi vice-presidente em seus oito anos de governo.

No dia 4 de janeiro, quando retomou o tratamento de quimioterapia contra o câncer, após cerca de dois meses, o ex-vice-presidente voltou para a UTI Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês devido a um novo sangramento intestinal.

No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, José Alencar recebeu uma homenagem da prefeitura da capital paulista. A presidente da República, Dilma Rousseff, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram da cerimônia. Logo após, o ex-vice-presidente foi liberado para os médicos para voltar para seu apartamento, no bairro Jardins. Eleretornou ao Hospital Sírio-Libanês na última quarta-feira com quadro de peritoniteprovocada por perfuração intestinal. Os médicos descartaram nova cirurgia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade