PUBLICIDADE

Médico: cansaço, estresse e gripe causaram crise de Lula

28 jan 2010 - 21h24
(atualizado às 21h49)
Compartilhar

O médico pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cléber Ferreira, afirmou nesta quinta-feira que a crise de hipertensão sofrida por Lula nesta madrugada foi provocada por uma soma de fatores. De acordo com Ferreira, o cansaço provocado pela agenda intensa, o estresse físico causado pelas frequentes viagens dos últimos dias, e uma gripe, da qual o presidente estava se recuperando, foram responsáveis pela internação dele no Hospital Português, no Recife.

Após exames, Lula posou com funcionárias do hospital em Pernambuco
Após exames, Lula posou com funcionárias do hospital em Pernambuco
Foto: Ricardo Stuckert/PR / Divulgação

Segundo o médico, Lula, de 64 anos, chegou a ficar com a pressão arterial a 18 - 12 e, após passar por diversos exames, os médicos do hospital determinaram que deveria ser internado. Ferreira disse que a crise foi algo esporádico, já que Lula não é hipertenso.

Após sair do hospital, Lula foi para o seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP). Segundo o médico, o presidente deve permanecer em repouso por quatro dias. A previsão é de que no final da tarde de domingo ele retorne para Brasília e, a partir de segunda-feira, volte a trabalhar.

De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente passou a quarta-feira indisposto e cansado na capital pernambucana. As avaliações preliminares da equipe do médico Cléber Ferreira, que acompanha o presidente, já haviam registrado uma alteração de pressão, e Lula teve de passar por uma bateria de exames.

Entenda o caso

Lula descansou toda a noite no Hospital Português, no Recife, após receber tratamento para estabilizar a pressão, que estava em 18 por 12 quando os médicos diagnosticaram a crise. O presidente passou mal durante um jantar noite desta quarta e recebeu o diagnóstico dentro do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) quando se preparava para embarcar rumo a Zurique, na Suíça.

De acordo com o Palácio do Planalto, Lula passou o dia indisposto e cansado na capital pernambucana. No hospital, o presidente se submeteu a exames de eletrocardiograma, raio X do tórax, tomografia do tórax, ecocardiograma e exames de sangue.

O presidente partiu de avião para São Paulo e seguiu de carro para São Bernardo do Campo, onde ficará em repouso.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade