PUBLICIDADE

Médico afirma que Lula reagiu bem à notícia do câncer

29 out 2011 - 16h08
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O médico gastroenterologista Raul Cutait afirmou na tarde deste sábado, na saída do Hospital Sírio-Libanês, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu "bem" à notícia de que tinha um câncer na laringe. De acordo com o médico, que não faz parte da equipe que cuida do político, Lula se comporta normalmente no quarto em que descansa após exames.

Lula completa 66 anos: lembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

"Ele está falando, conversando, está bem disposto", disse o médico. Questionado se o tratamento do paciente começaria na próxima segunda-feira, Cutait foi evasivo. "Isso ainda está sendo discutido", declarou.

O assessor do Instituto da Cidadania José Crispiniano também esteve presente no hospital. Mais cedo, o instituto, que reúne o legado do ex-presidente, vinha se queixando de rouquidão e dor de garganta. O quadro fez com que o médico Roberto Kalil Filho, do Hospital Sírio-Libanês, aconselhasse o petista a realizar exames.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade