PUBLICIDADE

Médico: 'encontrei Lula extremamente bem-humorado'

30 out 2011 - 16h07
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O médico Roberto Kalil Filho fez uma visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde deste domingo em São Bernardo do Campo, região do Grande ABC Paulista. Segundo o cardiologista, Lula está "extremamente bem-humorado" e "confiante". "Está bem tranquilo, transparente, sabe o que aconteceu, sabe que foi diagnosticado, foi bem discutido o tratamento", afirmou.

Lula completa 66 anos: lembre 66 frases memoráveis do ex-presidente

Saiba mais sobre os cânceres de Lula e Dilma

Kalil foi o médico que recomendou ao político que fizesse exames ao notar uma rouquidão mais acentuada em sua festa de aniversário. Ele disse que o histórico familiar pode ter sido um fator que influiu no surgimento da doença, mas ressaltou que o bom humor do ex-presidente é um fator positivo para o tratamento, que será iniciado na manhã desta segunda. Kalil disse que Lula está acompanhado por todos os seus filhos e que fez questão que o médico informasse como ele está à imprensa.

"A única determinação que recebi, como médico dele, é que descesse aqui e falasse com vocês", disse ele, que afirmou ainda estar descartada a possibilidade de operar o tumor. O Hospital Sírio-Libanês deve emitir um novo boletim médico após a sessão de quimioterapia prevista para amanhã de manhã. Além disso, a mulher de Lula, Marisa Letícia, abanou para a imprensa.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Roberto Kalil Filho fez uma visita a Lula em São Bernardo do Campo
Roberto Kalil Filho fez uma visita a Lula em São Bernardo do Campo
Foto: Hermano Freitas / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade