PUBLICIDADE

Política

Mauro Vieira se reúne com chancelar japonês durante viagem a Tóquio

29 jul 2015 - 09h59
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu nesta quarta-feira em Tóquio com seu colega japonês, Fumio Kishida, em um encontro que põe ponto final a sua visita ao Japão e a sua viagem pela Ásia.

A visita de Vieira ocorreu em um momento no qual são lembrados os 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

Hoje mesmo, meios de comunicação japoneses anteciparam que a presidente Dilma Rouseff prepara uma visita ao país asiático em dezembro para coroar a efeméride e que boa parte do encontro dos titulares das Relações Exteriores de hoje giraria em torno desta viagem.

Esperava-se também que na agenda de ambos houvesse tempo para tratar de temas como a reforma do Conselho de Segurança da ONU, já que ambos países fazem parte do chamado G4 junto com Alemanha e Índia, que procura mediante o apoio mútuo conseguir assentos permanentes no principal órgão das Nações Unidas.

A colaboração entre ambos países no período prévio à realização dos Jogos Olímpicos do Brasil do próximo ano e os de Tóquio em 2020 é também outro tema de peso na agenda bilateral.

Durante o última de seus dois dias no Japão, Vieira também se reuniu com o ministro da Agricultura japonês, Yoshimasa Hayashi.

A reunião aconteceu três semanas depois da titular de Agricultura, Katia Abreu, visitar o Japão e se reunir com Hayashi para conseguir a reabertura do mercado japonês à carne processada de bovino brasileira (em suspenso desde 2012) e que Tóquio autorize pela primeira vez a importação de carne fresca de boi do país latino-americano.

A viagem de uma semana de duração que o ministro das Relações Exteriores realizou pela Ásia o levou a visitar, desde 22 de julho, Cingapura, Timor-Leste e Vietnã, além disso do Japão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade