PUBLICIDADE

Política

Marinhas dos EUA, Chile, México, Peru e R.Unido iniciam manobras no Brasil

13 nov 2015 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

As Marinhas dos Estados Unidos, Chile, México, Peru e do Reino Unido se uniram à brasileira para os exercícios militares da Operação UNITAS 2015, que começou nesta sexta-feira no sul do Brasil, informaram fontes oficiais.

O Ministério da Defesa do Brasil indicou em comunicado que nas manobras, que se desenvolverão durante os próximos dez dias tanto em terra como no mar, participarão um total de 17 navios, um número não precisado de aviões de combate e cerca de 8 mil militares.

Os Estados Unidos fornecerão quatro navios liderados pelo porta-aviões "USS George Washington", que tem 320 metros de comprimento e transportará 48 aviões de combate e reconhecimento.

Segundo a nota, o Chile enviou a fragata "Almirante Riveros", enquanto em representação do México participarão o navio de patrulha oceânica "Baixa Califórnia" e um helicóptero AS-565 Panther.

A Marinha peruana deslocou até o sul do Brasil a fragata "Quiñones", junto com um helicóptero AB 412, além do Reino Unido, que enviou o navio de apoio logístico "Gold Rover".

O Brasil mobilizará para estas manobras três fragatas, três navios-patrulha, um submarino e um rebocador, assim como aviões de combate e reconhecimento.

Nesta 56ª edição da Operação UNITAS, que começará no estado do Rio Grande do Sul, serão realizados cursos de troca e manobras navais de caráter militar, como ações simuladas de superfície e aéreas e exercícios de guerra eletrônica, entre outras, indicou o comunicado do Ministério da Defesa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade