PUBLICIDADE

Política

Marinha treina segurança para Copa das Confederações e visita do papa

27 mai 2013 - 22h19
(atualizado às 22h29)
Compartilhar

Cerca de 100 militares da Marinha participaram nesta segunda-feira de uma simulação de operações de segurança para a Copa das Confederações e para a visita do papa Francisco, que reunirão multidões nos próximos dois meses no país.

Diante de vários jornalistas no quartel da Marinha na Ilha do Governador, os militares realizaram uma ação de controle de distúrbios para treinar as ações perante a eventualidade de uma manifestação violenta.

Também encenaram um controle de tráfego na busca por drogas e explosivos e a invasão de um edifício para resgatar um refém.

Durante o treinamento, o comandante do Primeiro Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Osmar da Cunha Penha, afirmou que entre 2.000 e 2.500 soldados da Marinha participarão do esquema de segurança para os dois eventos.

Nos megaeventos que o Brasil receberá, os soldados estarão acompanhados por cães adestrados para detectar drogas e explosivos, assim como para imobilizar suspeitos.

Durante a simulação de hoje, os soldados empregaram o tipo de material que usarão em campo, como munição de borracha, bombas de fumaça e spray de pimenta.

Durante estes eventos, a Marinha se encarregará da segurança da área marítima através de seus navios e lanchas, informou em uma nota de imprensa.

Além disso, o corpo de fuzileiros navais também trabalhará em terra e as equipes de Operações Especiais participarão de ações como o controle de distúrbios e o resgate de reféns.

A Copa das Confederações acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho em seis cidades (Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte) e servirá como aquecimento para a Copa do Mundo de 2014.

Por outra parte, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) reunirá no Rio de Janeiro cerca de dois milhões de peregrinos no final de julho, em vários atos nos quais participará o papa Francisco.

EFE   
Compartilhar
Publicidade