PUBLICIDADE

Política

Ministro do STF cobra "banho de ética" para homens públicos

7 out 2015 - 16h57
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Carlos Humberto /SCO/STF

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal afirmou hoje (7) que falta ao Brasil "um banho de ética para homens públicos e também para os cidadãos". Empossado na manhã desta quarta-feira presidente do Instituto UniCeub de Cidadania (IUC), o ministro destacou a importância do efeito do comparecimento às urnas nos dias de eleições. Segundo ele, é o momento em que o cidadão pode fazer muito pelo Brasil.

De acordo com Marco Aurélio, o instituto tem importante papel na conscientização e formação de cidadãos reflexivos. “Vamos buscar a abordagem de temas que interessem à sociedade. Teremos seminários com temas desafiadores e participação de técnicos da área. No Brasil de hoje, estamos precisando de ação e, acima de tudo, de ética.”

Diretor-executivo do IUC, Athayde Fontoura acrescentou que a soma de esforços para contribuir com o avanço da sociedade é um dos principais enfoques do instituto, que tem por objetivo servir à sociedade por meio de projetos e ações pontuais que difundam princípios éticos e cidadãos. Para Fontoura, a proposta do instituto é consolidar ainda mais a democracia brasileira.

Compõem o Conselho Consultivo do IUC o navegador Amyr Klink, a atriz Adriana Nunes,  senadora Ana Amélia (PP-RS), o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, a jornalista e escritora Dad Squarisi e o historiador Marco Antônio Villa. O Conselho Acadêmico é formado pelo jornalista Eugênio Bucci, filósofo Danilo Marcondes, constitucionalista Eduardo Mendonça, advogado Daniel Sarmento, a pesquisadora Débora Diniz e a procuradora-adjunta do Distrito Federal Tatiana Muniz.

O Núcleo Executivo da entidade é composto, além do ministro Marco Aurélio e de Athayde Fontoura, pelo professor Edevaldo Alves da Silva (chanceler), pela jornalista Kátia Cubel (diretora de Relações Instituticionais) e a procuradora do Distrito Federal Cristiana De Santis Mello (secretária-geral).

O primeiro evento acadêmico ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, no Uniceub, em Brasília. Será um seminário com enfoque médico e jurídico sobre “A Dignidade da Morte”.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade